Cuidados diários com pele olesosa

Toda mulher que ama maquiagem deveria cuidar em primeiro lugar de sua pele. Isso porque nenhuma maquiagem fica boa em uma pele descuidada. Claro que nem todas nós tempos a textura de um bumbum de neném no rosto. Aliás, quase nenhuma. É claro que é impossível "trocar de pele" e resolver milagrosamente problemas de imperfeições, manchas, oleosidade, acne, entre outros. Mas hoje existem muitas opções de tratamento para deixar sua pele mais próxima daquilo que você sonha. Dermocosméticos, peelings, uma infinidade de opções. Então, se você quer caprichar na make, não se esqueça de cuidar da sua pele em primeiro lugar. E não se esqueça, a melhor opção para definir o que e quando fazer é sempre procurar um dermatologista!!!
Pensando nisso, resolvi elaborar um post com a minha rotina de cuidados diários com a pele. Alguns produtos foram indicações da dermatologista. Outros, utilizo baseada no erro e acerto. Porque cada pele é uma pele, e o mesmo produto pode ser uma maravilha para uma pessoa, e simplesmente não funcionar para outra. Acreditem, isso é mais comum do que se pensa. Mais um motivo para procurar um especialista. E ir aprendendo a lidar com sua pele.
Tenho a pele mega oleosa, cravos, espinhas, e poros dilatados. Infelizmente demorei um bocado para entender a importância da disciplina. De nada adianta um produto ótimo, se ele não for utilizado da maneira e na frequencia corretas. Hoje, o trio limpar, tonificar e hidratar são lei na minha vida.

Manhã:
1º Passo: Começo o dia lavando o rosto no banho com o gel de limpeza profunda para peles oleosas da Natura Chronos. Cheguei à este sabonete por acaso, meio que para experimentar, e posso garantir que é muito bom. Ele tem umas partículas esfoliantes, mas é bem leve. Deixa a pele super limpa, fresquinha, e segura bem o sebo depois.
2º Passo: Na sequência utilizo o milagroso tônico adstringente Effaclar da La Roche Posay. Este é realmente um investimento que vale à pena. Tonifica bem, não tem muito álcool, e deixa a pele muito gostosa. Cuidado para não exagerar e acabar ressecando sua pele, pois depois vem o efeito rebote. A minha pele é meio bipolar: super oleosa, mas se eu usar muito tônico e secativos, ela descama toda. Demorei até encontrar o meio termo.
3º Passo: Hidratante Compensador Effaclar H da La Roche Posay. Esse sim foi o produto encontrado por erro e acerto. Antes eu achava que quem tem pele oleosa não podia usar hidratante. Ledo engano. Não apenas pode, como DEVE. Mas é preciso ter cuidado para escolher um produto específico para este tipo de pele. No meu caso o Effaclar H caiu como uma luva na minha pele bipolar. Ele dá conta da minha tendência a descamar sem deixar minha testa pronta para fritar um ovo. Enfim, hidrata na medida.
4º Passo: Depois de limpar, tonificar e hidratar o próximo e não menos importante passo pela manhã é o protetor solar. Gente, pode acreditar, todo mundo precisa usar. Você não quer ficar velha antes do tempo, não é? Nem cheia de manchas... E muito menos acabar com um câncer de pele. Então acreditem: protetor solar é o melhor amigo da sua pele. E ele também precisa ser muito bem escolhido. Não vá colocando qualquer um no seu rosto acreditando que são todos iguais. Não são não. Procure um específico para o rosto, e que seja para o seu tipo de pele. Isso é muito importante. Hoje utilizo o Minesol Oil Control da Roc. É meu xodó. Tem um da Adatina que também é muito bom. Recomendo os dois.



Depois disso me jogo na make. Detalhe, é sempre bom dar um tempinho entre um produto e outro. Especialmente entre o hidratante, o protetor solar e sua base. Passe o primeiro e espere uns cinco minutos para que sua pele o absorva. Depois é a vez do hidratante. Também dê um tempinho antes de se maquiar. Assim, todos os seus produtos serão absorvidos corretamente e terão a eficácia esperada.

Noite:
1º Passo: Demaquilar. Demaquilar. Demaquilar. Gentemmmm, isso é muito importante. Não adianta só lavar o rosto, ok? Tem que usar um produto específico. No caso dos olhos então, especialmente se você usar produtos à prova d'água, os demaquilantes são indispensáveis. Como no dia a dia a make costuma ser mais leve, com máscaras resistentes e não à prova d'água, sou fã de carteirinha do shampoo Johnson's Baby. Aquele amarelinho, sabem? Ele é ótimo, tira tudo mesmo. Tenho os olhos super sensíveis, vivo com alergia, e depois de dicas de oftalmologistas, aprendi a usar essa maravilha, que ainda por cima é baratinha. No caso das makes que não saem só com água e sabão você precisará de um produto mais oleoso, como os bifásicos. O top deles é o Bi-fácil, Lâncome, mas existem outros mais em conta, como Natura e Mary Kay. No restante do rosto utilizo a Solução Micelar Demaquilante Purete Thermale da Vichy. Esse eu recomendo, e recomendo muuuuuito. Existe um praticamente idêntico (inclusive no preço) da La Roche. Qualquer um dos dois é uma ótima compra. Esse demaquilante é suave, tem água termal, é um carinho, porque limpa realmente a pele sem agredir. Passo até o algodão ficar branquinho. E não precisa muito, pois o conceito desse demaquilante é justamente retirar todos resíduos com pouco esforço. Olha gente, eu uso todos os dias, e garanto que vale cada dinheirinho, mesmo porque rende bastante.
2º Passo: Eu tenho o hábito de lavar o rosto após demaquilar. Acho que finaliza bem a limpeza. E no caso da pele oleosa, é a garantia de uma pele livre do sebo. À noite utilizo o sabonete líquido Dermotivin, indicação da dermato. Ele é excelente, limpa mesmo. Assim que você enxágua percebe que o óleo foi todo embora.



3° Passo: Tonifico com o Effaclar novamente.
4º Passo: Normaderm Noite da Vichy. É um dermocosmético anti-imperfeições. Fiz um post sobre ele aqui.

Duas vezes por semana também faço esfoliação com o Theracne. É uma esfoliação pesada, que deixa a pele muito lisinha. Mas é no máximo duas vezes na semana mesmo, porque senão o efeito rebote vem com tudo, e ao invés de uma pele mais bonita, você vai ter uma cara de frigideira. A esfoleação é importante, mas pode ser agressiva. Se sua pele for muito sensibilizada naturalmente produzirá mais óleo para tentar compensar. E aí o tiro sai pela culatra.

Então, essa é minha rotina. Me desculpem pelo post gigante, mas espero que tenham gostado. Ah, e garanto que apesar de parecer muito, você não perderá mais do 10 minutos pela manhã e outros 10 à noite para garantir uma pele mais saudável! Vale à pena!

1 comentários:

tralalá da Suzue disse...

oi Vanessa!!! adorei seu blog!! que legal temos a mesma idade e um maridao! ops! cada uma com o seu, claro...kkkkk

e mais ainda em ver meus produtos favoridos de cuidados com a pele aquii!!! \o/ Adoro ROC, La Roche...Mas o shamppo baby Johnson eh mara neee!! no Japao eu usava produtos proprios mas com o efeito do shampoo pra demaquilar!!! ^^ to deguindo seu blog e visite o meu tb:

http://titadazizamakeup.blogspot.com/

bjs!!

Suzue