Pensando nisso, resolvi elaborar um post com a minha rotina de cuidados diários com a pele. Alguns produtos foram indicações da dermatologista. Outros, utilizo baseada no erro e acerto. Porque cada pele é uma pele, e o mesmo produto pode ser uma maravilha para uma pessoa, e simplesmente não funcionar para outra. Acreditem, isso é mais comum do que se pensa. Mais um motivo para procurar um especialista. E ir aprendendo a lidar com sua pele.
Tenho a pele mega oleosa, cravos, espinhas, e poros dilatados. Infelizmente demorei um bocado para entender a importância da disciplina. De nada adianta um produto ótimo, se ele não for utilizado da maneira e na frequencia corretas. Hoje, o trio limpar, tonificar e hidratar são lei na minha vida.
Manhã:
1º Passo: Começo o dia lavando o rosto no banho com o gel de limpeza profunda para peles oleosas da Natura Chronos. Cheguei à este sabonete por acaso, meio que para experimentar, e posso garantir que é muito bom. Ele tem umas partículas esfoliantes, mas é bem leve. Deixa a pele super limpa, fresquinha, e segura bem o sebo depois.
2º Passo: Na sequência utilizo o milagroso tônico adstringente Effaclar da La Roche Posay. Este é realmente um investimento que vale à pena. Tonifica bem, não tem muito álcool, e deixa a pele muito gostosa. Cuidado para não exagerar e acabar ressecando sua pele, pois depois vem o efeito rebote. A minha pele é meio bipolar: super oleosa, mas se eu usar muito tônico e secativos, ela descama toda. Demorei até encontrar o meio termo.
3º Passo: Hidratante Compensador Effaclar H da La Roche Posay. Esse sim foi o produto encontrado por erro e acerto. Antes eu achava que quem tem pele oleosa não podia usar hidratante. Ledo engano. Não apenas pode, como DEVE. Mas é preciso ter cuidado para escolher um produto específico para este tipo de pele. No meu caso o Effaclar H caiu como uma luva na minha pele bipolar. Ele dá conta da minha tendência a descamar sem deixar minha testa pronta para fritar um ovo. Enfim, hidrata na medida.
4º Passo: Depois de limpar, tonificar e hidratar o próximo e não menos importante passo pela manhã é o protetor solar. Gente, pode acreditar, todo mundo precisa usar. Você não quer ficar velha antes do tempo, não é? Nem cheia de manchas... E muito menos acabar com um câncer de pele. Então acreditem: protetor solar é o melhor amigo da sua pele. E ele também precisa ser muito bem escolhido. Não vá colocando qualquer um no seu rosto acreditando que são todos iguais. Não são não. Procure um específico para o rosto, e que seja para o seu tipo de pele. Isso é muito importante. Hoje utilizo o Minesol Oil Control da Roc. É meu xodó. Tem um da Adatina que também é muito bom. Recomendo os dois.
Depois disso me jogo na make. Detalhe, é sempre bom dar um tempinho entre um produto e outro. Especialmente entre o hidratante, o protetor solar e sua base. Passe o primeiro e espere uns cinco minutos para que sua pele o absorva. Depois é a vez do hidratante. Também dê um tempinho antes de se maquiar. Assim, todos os seus produtos serão absorvidos corretamente e terão a eficácia esperada.
Noite:
1º Passo: Demaquilar. Demaquilar. Demaquilar. Gentemmmm, isso é muito importante. Não adianta só lavar o rosto, ok? Tem que usar um produto específico. No caso dos olhos então, especialmente se você usar produtos à prova d'água, os demaquilantes são indispensáveis. Como no dia a dia a make costuma ser mais leve, com máscaras resistentes e não à prova d'água, sou fã de carteirinha do shampoo Johnson's Baby. Aquele amarelinho, sabem? Ele é ótimo, tira tudo mesmo. Tenho os olhos super sensíveis, vivo com alergia, e depois de dicas de oftalmologistas, aprendi a usar essa maravilha, que ainda por cima é baratinha. No caso das makes que não saem só com água e sabão você precisará de um produto mais oleoso, como os bifásicos. O top deles é o Bi-fácil, Lâncome, mas existem outros mais em conta, como Natura e Mary Kay. No restante do rosto utilizo a Solução Micelar Demaquilante Purete Thermale da Vichy. Esse eu recomendo, e recomendo muuuuuito. Existe um praticamente idêntico (inclusive no preço) da La Roche. Qualquer um dos dois é uma ótima compra. Esse demaquilante é suave, tem água termal, é um carinho, porque limpa realmente a pele sem agredir. Passo até o algodão ficar branquinho. E não precisa muito, pois o conceito desse demaquilante é justamente retirar todos resíduos com pouco esforço. Olha gente, eu uso todos os dias, e garanto que vale cada dinheirinho, mesmo porque rende bastante.
2º Passo: Eu tenho o hábito de lavar o rosto após demaquilar. Acho que finaliza bem a limpeza. E no caso da pele oleosa, é a garantia de uma pele livre do sebo. À noite utilizo o sabonete líquido Dermotivin, indicação da dermato. Ele é excelente, limpa mesmo. Assim que você enxágua percebe que o óleo foi todo embora.
3° Passo: Tonifico com o Effaclar novamente.
4º Passo: Normaderm Noite da Vichy. É um dermocosmético anti-imperfeições. Fiz um post sobre ele aqui.
Duas vezes por semana também faço esfoliação com o Theracne. É uma esfoliação pesada, que deixa a pele muito lisinha. Mas é no máximo duas vezes na semana mesmo, porque senão o efeito rebote vem com tudo, e ao invés de uma pele mais bonita, você vai ter uma cara de frigideira. A esfoleação é importante, mas pode ser agressiva. Se sua pele for muito sensibilizada naturalmente produzirá mais óleo para tentar compensar. E aí o tiro sai pela culatra.
Então, essa é minha rotina. Me desculpem pelo post gigante, mas espero que tenham gostado. Ah, e garanto que apesar de parecer muito, você não perderá mais do 10 minutos pela manhã e outros 10 à noite para garantir uma pele mais saudável! Vale à pena!
1 comentários:
oi Vanessa!!! adorei seu blog!! que legal temos a mesma idade e um maridao! ops! cada uma com o seu, claro...kkkkk
e mais ainda em ver meus produtos favoridos de cuidados com a pele aquii!!! \o/ Adoro ROC, La Roche...Mas o shamppo baby Johnson eh mara neee!! no Japao eu usava produtos proprios mas com o efeito do shampoo pra demaquilar!!! ^^ to deguindo seu blog e visite o meu tb:
http://titadazizamakeup.blogspot.com/
bjs!!
Suzue
Postar um comentário