Como fazer as unhas em casa (e dicas para o esmalte durar mais)

Fazer as unhas em casa parece um bicho de sete cabeças para muita gente. E realmente é bem mais prático ter uma boa manicure para dar conta do trabalho. Mas pelas variadas razões, mais e mais mulheres optam por tratar elas mesmas de suas unhas. Há quem simplesmente não tenha encontrado nenhuma profissional realmente competente ou precise economizar um dinheirinho. Há ainda quem trabalhe muito e não encontre tempo nos horários disponíveis nos salões de beleza. Eu, por exemplo, quero deixar de tirar cutículas e como esse é um processo longo, optei por cuidar das minhas unhas em casa, para não permitir que uma manicure afobada coloque tudo a perder. Não importa a razão, para se arriscar com os alicates e esmaltes você precisa saber o que está fazendo. 

Não tem segredo nenhum. Observar o trabalho de uma manicure profissional e repetir os passos em casa é o mapa do tesouro. Ainda assim, algumas dicas simples podem ajudar bastante. 

- Tenha em mente que unhas bem cuidadas dependem de hidratação. Não só as cutículas, mas também as unhas, precisam estar hidratadas. Uma boa alimentação as deixam mais fortes e resistentes e um bom creme específico para as mãos ajuda no processo de fora para dentro. Então, sempre que possível, deixe as unhas sem esmaltes por um ou dois dias antes de pintá-las novamente e capriche na hidratação nesse período.  

- Cutículas estão lá por uma razão: elas são uma proteção natural contra a entrada de microorganismos. Além da questão da saúde, há a questão estética: quanto mais você tira, mais elas crescem. Mas se você já tira sua cutícula há muito tempo precisará de cuidados e paciência para se livrar do hábito. Estou tentando há pouco mais de um mês e já vi resultados. Hidrate suas cutículas diariamente, mesmo estando com as unhas pintadas, e verá que elas ficam bem fininhas e bonitas. 

Isto posto, vamos aos passos necessários para unha bem feita em casa. 



- O primeiro passo é deixar as unhas sem nenhum resquício de esmalte (Imagem 1). Lixe-as no formato que te agrada.  Você pode ainda usar lixas de polimento por cima da unha, mas dermatologistas são contra isso, já que você deixa a unha mais fina e consequentemente mais fraca e quebradiça. 
- Use um creme redutor/amolecedor de cutículas e massageie bem. (Imagens 2 e 3)
Você pode mergulhar as unhas em um potinho com água morna ou molhar um pedaço de algodão e colocá-lo sobre a unha por alguns minutos. (Imagem 4)




- Tenha em mãos uma espátula dupla de manicure. Com o lado mais pontiagudo comece a empurrar a cutícula, soltando-a da unhas. (Imagem 5)
- Algumas pelinhas ressecadas podem se levantar e nessa hora o alicate é bem vindo apenas para retirar as pontinhas. Não afunde e nem retire nada além do que estiver levantado. (Imagem 6)
- Com o lado mais arredondado da espátula empurre a cutícula com gentileza. Ela irá se soltar da unha e se retrair. (Imagens 7 e 8)



- Unhas oleosas atrapalham a aderência do esmalte. A primeira dica para fazê-lo durar mais é usar um pouco de acetona para retirar completamente o hidratante/amolecedor usado. (Imagem 9)
- Escolha uma boa base, de preferência fortalecedora. Além de cuidar, ela impede que esmaltes muito pigmentados deixem as unhas amareladas. Aplique-a de forma a cobrir também toda a cutícula e as laterais das unhas. Isso vai facilitar MUITO a retirada dos excessos no final. (Imagens 10 e 11)
- Esmaltes velhos ficam grossos demais e descascam com facilidade. Tenha o cuidado de escolher um esmalte com uma consistência que escorra com facilidade do pincel. (Imagens 12)



- Na hora de esmaltar, apoie bem a mão e passe uma camada fina mas suficiente para cobrir a unha uniformemente. Faça isso em uma mão toda e use a ponta do palitinho de laranjeira para retirar os excessos ao redor, antes de passar para a outra mão, na qual repetirá o processo. A partir da segunda mão, retire os excessos  de forma intercalada, após esmaltar cada unha. (Imagens 13 e 14)
- Enrole um pedaço fino de algodão na ponta do palitinho , umedeça na acetona ou removedor de esmaltes e vá limpando com cuidado todos os excessos. Tome cuidado para não encharcar o algodão, pois o líquido pode escorrer e estragar todo o trabalho. Quanto mais afiada a ponta do palito, mais fácil será limpar os cantinhos. (Imagens 15 e 16)




- Agora vem a dica que considero fazer mais diferença na durabilidade do esmalte: o friso. Use o palitinho com algodão e removedor para retirar a pontinha do esmalte, fazendo um friso fino em toda a extensão, inclusive nas laterais. Essa dica é ótima principalmente para quem digita muito. (Imagens 17 e 18)
- Você pode usar um extra-brilho imediatamente após o esmalte. Isso agiliza a secagem e protege o esmalte por mais tempo. Reaplique-o após dois ou três dias (ou sempre que achar necessário) para reavivar a cor e brilho e regularizar a textura do esmalte. O uso de óleo ou spray secante é opcional. 

    • Dica extra: para evitar as temidas bolinhas, além de optar por esmaltes novos, você pode se prevenir de outras formas. Mãos muito quentes são propícias para o problema. Mergulhe-as em água gelada antes e imediatamente após esmaltá-las. Evite pintar as unhas perto de ventilarores, saídas de ar condicionado ou portas e janelas abertas, já que as correntes de ar podem provocas as bolinhas. 

Pronto! Unhas bonitas e bem feitas em casa. Quem vai se arricar?

7 comentários:

Unknown disse...

Adorei as dicas, não sei fazer minha unha sozinha =( mais as dicas vão ajudar bastante!!
Estou te seguindo, da uma conferida no meu...

beijinhooo ;*
donalindadani.blogspot.com

♥Edilene Soares♥ disse...

Perfeito!!!!
Bjos!!!

Clau Jambo disse...

Sou um desastre para arrumar as unhas, mas preciso aprender - ganhamos tempo e poupamos grana com isso.
Valeu pelas dicas.


Bjs
Clau
Blog Garota Jambo

Vanessa - Anyway... disse...

Danielle, seja bem vinda. E tente fazer você mesma. Acho que o resultado compensa.

Edilene, obrigada. Espero que as dicas ajudem.

Clau,treina, treina e vc vai conseguir. Olha, hoje prefiro a unha que faço do que a da manicure. Usa as diquinhas, dedique um tempo e boa sorte!

Shanti Braga disse...

Eu consigo fazer tudo, menos pintar a minha unha. :/

Volúpia. Um dos meus vermelhos prediletos. Esse e Tapete vermelho da Colorama.

Bjooo

Antonia - makesporciaobella.blogspot.com disse...

Vanessa esse post me ajudou muito obrigada!!!
beijos
Antonia

Laura A. Durans disse...

Sera que eu consigo?