Em busca da pele perfeita!

E a novela da minha pele continua, meninas. Quem se lembra do post que fiz há dois meses contando de minha visita à dermatologista para tentar reverter o quadro de acne que se instalou na minha vida? Pois é garotas, dois meses se passaram e eu estou aqui para contar há quantas anda meu tratamento.


Nesse período todo segui exatamente as recomendações médicas: lavar o rosto três vezes ao dia com sabonete líquido Dermotivin, protetor solar Anthelios AE, Substiane para a região dos olhos e Differin 0,3% antes de dormir.
Além da rotina de tratamento, tive que mudar minha vida e fazer o maior dos sacrifícios: não preparar a pele com maquiagem diariamente. A dermato me pediu que evitasse base todos os dias, e essa foi a parte mais difícil para mim. Ela argumentou que deveria evitar a todo custo possíveis obstruidores de poros, e a base, mesmo não oleosa e não comedogênica poderia sim causar a obstrução. Não gostei, mas cumpri minha parte. Vou dizer que para mim não é nada fácil usar apenas corretivo nas olheiras, fazer um olho básico e batonzinho... Segui as recomendações, mas não me convenci, e muito menos me acostumei.
Mas lá se foram 2 longos meses e minha pele não melhorou nada, nadinha, nadica de nada. E pior, como não rolava mais base, as pessoas ao meu redor começaram a notar mais as imperfeições da minha pele. Foi o ó, meninas. Muito sofrimento mesmo. Todo dia uma nova espinha monstro, minha fábrica de cravinhos à todo vapor...
Na última quarta-feira voltei à dermato com a língua afiada, dizendo que não conseguia mais continuar assim, que nada havia surtido efeito, que estava desesperada. Olha meninas, ela mudou tudo, partiu para um tratamento mais agressivo, mas posso dizer? Não senti firmeza. Me pareceu aquela coisa de "vamos fazer testes. Se der certo ótimo, se não tentamos outra coisa". Ela não me pediu um exame sequer, nenhunzinho. Já de cara disse que eu tenho acne da mulher adulta, que isso é muito difícil de resolver, mas que ia tentar alguns outros produtos. Manteve o sabonete Dermotivin, me pediu para voltar para o Minesol Oil Control no lugar do Anthelios e me receitou uma fórmula manipulada de ácido retinóico a 0,025%. Além disso, pediu que eu trocasse minha pílula para o Diane 35.
Então, adoro o Dermotivin, muito bom esse sabonete. Limpa mesmo, tira toda a oleosidade sem ressecar a pele. Eu tava curtindo muito o Anthelios AE, ele não deixa a pele oleosa e ainda previne o envelhecimento. Mas eu já usei o Minesol e era meu queridinho. Então, bora voltar para o antigo. Substituir o Differin pelo Ácido Retinóico eu já esperava. Li que ele pode ser muito eficiente no controle da acne. Dá um medinho, porque dizem que no começo do tratamento o quadro pode piorar, mas que depois além de as espinhas sumirem, as manchas também melhoram, além de dar uma mãozinha com as rugas. A concentração que a dermato passou é a mais baixa possível. Vamos ver então se vai funcionar. Já usei e ainda não percebi nenhuma irritação (menos mal)...
Por fim, a troca da pílula... Usei por anos e anos o Gracial e sempre me dei muito bem com ele. Passar para o Diane 35 me deu um certo medo, pois busquei na net e li muitas coisas sobre ele ser forte, engordar, dar mais problemas de saúde. Por outro lado, é mesmo o anticoncepcional mais indicado para quem tem problemas hormonais que geram a acne. Mas só uma pergunta: não existe um exame para saber se há um problema antes de receitar uma pílula específica para isso? Porque se tem, a dermato "esqueceu".


Enfim meninas, depois desse testamento, quero que saibam que darei uma segunda e última chance à essa médica, e caso o quadro não melhore, buscarei uma segunda opinião. E o pior, é que ela é a especialista mais bem conceituada da minha cidade.
Então, me acompanhem nessa jornada!
E por favor!!! Alguém aí já usou o Ácido e pode me contar? E principalmente, alguém toma Diane 35?
Bjos

24 comentários:

Unknown disse...

Vanessa,
já usei ácido retinóico (meu problema foi muito parecido com o seu!), mas não adiantou para mim.
Não escrevo isso para te desanimar, até porque para MUITA gente dá certo e reverte o processo além de já ir clareando as manchas.
Travei uma luta pesada contra a acne (por uns dois anos...) e hoje estou ganhando. Por isso, vou te dar algumas dicas esperando que vc possa aplicá-las e melhorar logo. (Entendo perfeitamente sua tristeza por não poder usar base...)
Bom, primeiro foi muito importante para mim fazer limpeza de pele regularmente (com uma boa esteticista!). Isso interrompe o ciclo vicioso frenético da conversão de cravos em espinhas enormes!
Outra coisa é tomar antibióticos que combatem a bactéria que causa acne desde dentro (A sua dermatologista não te falou isso? Desculpa falar mas essa dermatologista está estranha...). Acho válido vc procurar se consultar com outros SIM.
Fazer os exames para ver se é algum disturbio hormonal tb é muito importante! Vc pode pedir ao seu ginecologista. Não fique esperando a dermato pedir não.
Sobre o anticoncepcional, eu (mesmo tendo feito exames e visto que não é um problema hormonal) tomo o Belara, por indicação médica, e gosto muito. No primeiro mês engordei dois kgs, mas depois perdi e estabilizou. O efeito do anticoncepcional na melhora da pele só vem com uns três meses de uso, mas ele é verdadeiro! Vale a pena.

Por último, vou te falar o nome do produto que realmente resolveu meu caso (apenas para vc perguntar à sua dermato ou a outra que vc possa ir, ok?): EpiDuo. Foi uma maravilha para mim! Ele é composto de peróxido de benzoíla (que previne reduzindo a oleosidade da pele, segundo entendi) e adapaleno (que é um antibiótico, então mata o bicho!).
Antes dele usei differin, ácido retinóico, diacneal, peróxido de benzoíla puro e outros que nem lembro agora. Mas, como falei no início, para cada pessoa funciona diferente. Espero que o tratamento com o ácido retinóico te ajude e vc melhore logo!

Depois vou postar lá no meu blog minha "luta" tb., pois acho que informação é sempre útil para quem está passando pelo problema. Eu conjuguei a busca de bom atendimento médico (fui a três dermatos), com a busca de informação e uma boa esteticista. Posso te garantir que vc tem que lutar nessas três frentes! rsrsrs.
Bjs, boa sorte mesmo e qualquer dúvida me manda email!
Denise

Vivi Tassi disse...

Van, é muito comum o primeiro tratamento não dar certo. Quando começaram a aparecer espinhas no meu rosto, e não eram poucas não, me sentia metralhada por elas, a dermato me receitou vários produtos livres de óleo, e antinflamatórios, tive uma reação alérgica à todos eles e imagine, além da pele cravejada de espinhas fiquei toda avermelhada, descascada, um horror, não gosto de lembrar.
Depois ela suspeitou da síndrome do ovário policístico, fiz um exame de ultrasom transvaginal, indicado pelo ginecologista e bingo, era isso mesmo.
Tomei o Diane muitos anos,os cremes para o rosto não lembro dos nomes, mas eliminaram minhas espinhas e clarearam a pele. Depois de tudo estou livre delas, ainda ficaram marcas, mas convivo bem com as dita cujas, e não tenho mais ovário policístico.
Não tive problemas com o Diane 35, e acho que naquela época 10 anos atrás a fórmula era ainda mais forte.
O que posso dizer é não desista, persista que o problema será solucionado.

Bjão e ótimo final de semana!!!

Vanessa - Anyway... disse...

Vivi, eu estranhei foi justamente ela suspeitar de um problema hormonal e não me pedir nenhum exame. Mas fiquei bem mais tranquila agora que você disse que não teve problemas com o Diane. Não vou desistir não! Pode deixar!
Denise, que ótimo seu depoimento. Mesmo não tendo dado certo, a gente vê que não dá errado só com a gente, né. E anima mais ainda a persistir até achar a solução. Realmente, para cada um é de um jeito. Vou tentar agora com o ácido e o Diane, e tenho retorno em 2 meses e meio. Se não der certo, pedaaala dermato, kkkkk. Vou consultar outro. Amei suas dicas! Principalmente a da limpeza. E conta no seu blog sim, é muita gente que sofre com isso.
Bjokas

Anônimo disse...

Oi Van, não desista tá! as vezes esses produtinhos não se deram com sua pele. Tem que ver por que está surgindo espinhas Tem pele Oleosa? Hormonios?
Geralmente aquelas espinhas sabe interna? tem aquele carocinho mas não está vermelha,e nem inflamada? Pode ser horminios.. ai a dermato poderá perdi alguns exames de sangua a vc. Quando é nesse caso a pessoa tem praticamente no rosto todo e os tratamentos é com Rémedio ou acído.
Já espinhas decorrentes por pele oleosa. São inflamadas. e dermato sempre receita pomadas,sabatone e filtro solar... a maioria das vezes ajuda muito.

Precisa realmente saber o que vc tem?
Eu tinha pouquissimas espinhas de pele oleosa.. tratai em uns 3 meses.. só que me restam as manchinhas!
Vê certinho o tratamento.. as vezes demora um pouquinho.. beba bastante agua, frutas, nada de fritura, doces.. ajuda tbm!

Pri S. disse...

Oi, Vanessa!

Escrevi um post essa semana falando sobre esse assunto. Também estou em tratamento, com dez milhões de espinhas no rosto, pele oleosa, um inferno!

No meu caso, tenho SOP (síndrome dos ovários policísticos) então tenho causas mais complicadinhas e meu tratamento é multidisciplinar.

Eu acho fundamental você buscar uma segunda opinião. Primeiro porque quem tem autorização e competência para trocar anticoncepcional é ginecologista. Porque ele sabe o seu quadro clínico e te solicitou exames para saber quais sintomas ele deve levar em conta na hora de prescrever o anticoncepcional.

Não coloco em cheque a competência da sua dermato, entenda bem. ;-) Só acho que seria interessante vc consultar um endócrino. Porque anticoncepcional não serve somente pra melhorar a pele, mas para outras funções. Complicado ir trocando assim...

Eu usei Diane 35 por um tempo e não tive problemas. Mas em função do meu quadro clínico, esta não foi a melhor opção. Nada melhor do que o seu médico para verificar o que dá certo ou não pra vc. Sim, às vezes é uma questão de tentativa e erro. Pois os princípios do remédio são os mesmos, mas cada corpo reage de uma forma diferente.

Atualmente também estou usando o Dermotivin e gostando muito. Ela me indicou um protetor solar sem óleo da Dermatus porque TODOS os que eu havia experimentado antes me deixavam a pele oleosa. Esse foi o único que não dá esse efeito, uso numa boa e seca rapidinho na pele. Uso o Active C para os olhos e o Epiduo à noite, na tentativa de tratar cravos e espinhas-monstro. Eu vejo uma melhora sensível em um mês de tratamento. Ela pediu para utilizar maquiagem hipoalergênica na preparação da pele (base, pó e blush). Batons, sombras e o restante pode ser maquiagem comum. E preferir produtos em pó ao creme. Mas tenho evitado fazer a pele neste último mês por causa do meu desespero com as espinhas e manchas.

No fim do mês tenho nova consulta e vamos ver o que será feito. Porque primeiro ela quis usar menor quantidade de produtos para testar o resultado do Epiduo e ir acrescentando tratamentos conforme a evolução do quadro.

Sei como vc se sente, estou enfrentando uma fase parecida. Arrasa a autoestima da gente! rs Espero ter ajudado de alguma forma, nem que seja sendo solidária.

Beijos e boa sorte! :-)

juliana g. disse...

Quando minha pele estava um lixo - seca, descascando e rachando - fiz exames e descobri que estava com hipotireoidismo leve.
Fiz o tratamento e melhorou.

Mas no inverno não tem jeito, fica sempre seca - ainda que seja super oleosa.

E não há creme, até hoje, que dê certo!

Eu mudei de site, anote aí meu novo endereço
www.obatomdeclarice.blogspot.com
e não deixe de me visitar, viu?

Já o www.365batons.blogspot.com continua no mesmo lugar, atualizado diariamente.

beijocas e bom final de semana

Belle et Lu disse...

Ei Van!!!
Tive problemas com ovários micro-policisticos, tinha muito pêlo no rosto, minha ginecologista me receitou a diane 35 e a tomei por uns bons anos. Minha oleosidade na pele diminuiu bastante, o pêlo nem tanto, to depois da gravidez que o problema se resolveu. Não tive problemas com aumento de peso com essa pílula, gostei.
Ácido retinóico ou qualquer tipo de ácido, tenho receio porque já manchei meu rosto com descuido com o sol. Então aconselho a todo mundo ter bastante cuidado.
No mais querida, estamos sempre na luta, parece que não tem jeito... tem o descontrole hormonal, o stress... enfim, somos mulheres de fase.
O importante é brigar!! rs

Beijos querida

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Oi Van, olhe as dermato de plantão hahahahha, eu sou uma delas, mas como já passamos pelo mesmo problema vamos la´, eu nunca tive problemas com acne "espinhas" mas tinha muito cravo e pele oleosíssima, tratei como um dos melhores dermatos de BH, mas o que foi bom para mim pode não ser para vc, comecei tomando Diane, deu tão certo comigo que uso esse medicamento até hoje ininterrupto, qto ao ácido retinóico, só tenho maravilhas a falar dele, comecei com 0,05 em solução alcoólica, depois passei para 0,07, Van minha pele ficou igual bumbum de neném, enquanto fiz o tratamento nenhuma espinha apareceu, as pessoas perguntava se eu tinha feito plástica, apesar de ser muito jovem ainda, faço este tratamneto todo inverno por conta própria, por mais produtos modernos que surjam, achei este o mais eficiente,espero que dê certo com vc, mas acho que está no caminho certo.Bjs, Va.

Nany Ferraz disse...

Cuidar da pele é para todo o sempre, e é chato, mas é necessário.
Mesmo assim ela vai "nos agradecer" enrugando, ficando super seca, e com muitas manchas de sol, mesmo que pequenininhas...não é de chorar?
Acredite, eu sei o que estou falando...rsrsr
Beijos

Flavinha disse...

Minha Queridah

Tudo bom?

Eu sofri de acne adulta dos 21 aos 28 anos
Sim, foi uma luta.Sim, mudei de dermato 3 vezes
E tbm fiz limpeza de pele...a bunita usou umas agulhas e marcaram minha boxexa...tbm tive ovario policistico pra agravara situation da neguinha....Mas assim... as dicas q te dou são
sabonete Theracne e toda linha Teraskin
DEIXE DE TOMAR COCA COLA um tempo... e o q mais tiver corante...use minancora q seca bem,e as manchas saem horrores,estude a metafisica da saude doenças de pele, vou fazer um post sobre isso no Groselha
bjuzz

Vanessa - Anyway... disse...

Silvia, acho que no meu caso tenho as duas espinhas: as internas e as amarelinhas. E muitos cravos. Mas vou vencer essa batalha!

Pri, eu vou sim procurar uma ginecologista. Não custa, né... Adorei suas colocações e dicas. Realmente cada caso é um caso, mas a gente vai sair dessa, né?!

Jú, é uma peleja, não é? Tudo que a gente faz ainda é pouco.

Fê, mulher sofre, viu... E como. Eu tô tomando o maior cuidado do mundo com ácido. Tenho maior medo de mancha. Mas a batalha continua!

Va, seu ^comment me animou, sabia. Vou cruzar os dedos para ficar com cara de bumbum de neném de novo!

Kamilly, passei lá pelo seu blog! Bjos

Nany, e a batalha não tem fim. A gente faz de tudo e ainda sim no fim leva rasteira. Num é brinquedo não, kkkk.

Flávia, que drama, menina. Mas tomara que agora esteja tudo bem. Vou seguir seu conselho e parar com os corantes. Faz o post sim! Bjokas

Nanna Barbieri disse...

Então Van, eu nunca sofri muito com acne, só aquelas que aparecem na TPM, mas nada fora do normal...
Mas depois que eu nasci, minha mãe que até então não tinha acne, começou a ter, e aumentou muito... Ela chegou a ir em vááários especialistas e eles falaram que era hormonal, do ovário policistico e tal, mas que depois dos 35 anos iria melhorar... Bom, hoje ela está com 43 anos e ainda tem as acnes e as manchas causadas por ela... Em menor quantidade, mas ainda tem bastante! Mas não custa ir atrás de outras opiniões de especialistas!
BjoO

Fala, Dantas❤ disse...

Olha não conheço essse que você falou não. Mas eu estava como voce um mundo de espinhas, fui na dermato e ela pasou um sabonete(nao lembro o nome) e uma pomada (isotrexim) e um protetor solar,nao me proibiu de usar make nehum!
o resultado foi MARAVILHOSO,ate as manchas antigas das espinhas espremidas ele tirou, e fiquei um tempao sem espinha,hoje so uso no perido mestrual que aparece uma aqui outra ali(mas nunca auqle troço feio com pus e nada,quasr nao aparecem) e to com rostinho de bebê. Sobre o anticonsepcional cuidado! Tem que se fazer exame sim,caso a demarto nao indicque vá numa gineco.
seu blog ta lindo, e boa sorte ae no tratamento!

SATAN disse...

Mais uma pro time das que acham q você deveria consultar outra/o dermato, independente da competência da primeira. Ouvir uma segunda opinião pode ajudar a encontrar soluções que se adaptem melhor ou até confirmar o que a sua dermato diz.

Sobre a Diane: eu tomo desde adolescente (tenho 30) e tenho problemas hormonais que ajudam a causar a acne, também luto eternamente contra ela. Posso afirmar que a Diane sempre me ajudou muito nesse quesito: minha pele fica linda, sem espinhas ou seborréias e a cor fica mais uniforme, sem manchas.

É isso, boa sorte!

Manusen disse...

Bem, como o post não é muito recente, não sei se você vai ler isso, mas vou tentar falar do mesmo jeito. Eu sou farmacêutica, até que entendo um pouquinho disso de espinhas e acne, até pq tb tive muuuuuitas na minha adolescência. Hoje eu acho que minha pele é ótima, modéstia à parte, e não etnho lá grandes cuidados com ela não (é..eu abuso um pouco da sorte). Comecei meu tratamento pra acne com 19 anos, foi assim: tomei antibiótico pesado e específico (pq minha acne era daquelas internas e super doloridas) por duas semanas, fiz uma limpeza de pele e em seguida o famoso peeling 'yellow' que é à base de ácido retinóico SUPER concentrado (que é bem amarelo, por isso o nome). O antibiótico eu tomei pra não fazer aquelas pústulas enormes, porque não é muito aconselhável usar ácido com a pele inflamada. Nos dias seguintes ao ácido, muito protetor solar e lavar a pele com sabonete pra pele sensível, pq esse peeling é meio 'bruto'. Pra complementar o tratamento, tomar o anticoncepcional Yasmin. Moral da história: desde então tomo esse anticoncepcional, me adaptei super bem; faço esse peeling pelo menos uma vez por ano e pelo menos uma limpeza de pele na clínica também (e só vou na mesma médica e mesma clínica pra fazer a limpeza e aplicação do peeling). O ideal seria que eu lavasse o rosto de 2 a 3x ao dia com o sabonete indicado (theracne, maravilhoso) e usar o ácido de noite...mas não sigo isso à risca não. Por causa disso vez por outra aparece uma espinhazinha, mas nada muito alarmante não.
Resumindo, aconselho dar uma olhada no tipo de anticoncepcional e fazer algum peeling um pouco mais forte, mantendo sempre com limpeza de pele profunda (dessas de clínica). Também é interessante olhar o tipo de produto que vc usar, pois podem acabar irritando a pele, favorecendo o aparecimento dessas enjoadinhas.
Beijo
Manu

ALCIBELE disse...

Realmente, yasmin é ótimo para pele e cabelos. Uso a 7 anos.

eriete disse...

Olá a todas que compartilham deste sério problema para nós mulheres.Eu começei a ter acne há 5 anos, tenho agora quarenta.Um tormento, pois a pele também manchou muito.Pareço já o boi da cara preta.Mas vivo em Portugal, e aqui não ha muitos produtos para acabar com acne e manchas de pele.A hodroquinona por exemplo e o ácido retinóico são probidos a venda.Eu não sei mais o que fazer,tenho a pele uma tristeza,minha foto não é muito bonita.Estou usando a uma semana esoteroina, vamos ver, mais um.Já usei muitos produtos como melan d,de marcas famosas,e nada.
Quem souber algo que acabe com manhas de pele, me digam por favor.
Bjs.

Unknown disse...

Olá Vanessa...
Estava lendo o seu histórico de tratamento e fiquei curiosa.. e aí deu certo?? Espero que sim..
beijos

geise mara disse...

vanessa tive um problema igualzinho ao seu, usei e ainda uso sabonete asepsia do amarelo, gel secante tambem da asepsia e uma pomada que contem hidroquinona5%, fluocinolona006%e tretinoina002% esta pomada é manipulada funciona mesmo te garanto.

Priscila disse...

Vanessa,
Tive problemas com acne durante uns bons 13 ou 14 anos...fiz todos os tratamentos que vc pode imaginar e só uma coisadeu certo...ROACUTAN...definitivamente...troco fácil todos os sabonetes e cremes por esse comprimidinho milagroso...minhas espinhas desapareceram, e olha que além do rosto tinha nos braços, no colo, no pescoço e nas costas...acabei o tratamento tem uns 5 anos e elas nunca mais apareceram...é isso!!!Abçs Priscila

Anônimo disse...

Olá, Meu nome é Letícia e faz 40 dias q estou usando ácido retinoico manipulado (0,03%).
Tinha ouvido e lido que ardia e irritava a pele. Mas nesses 40 dias minha pele não ardeu nada, não ficou vermelha, nem sensível... até achei esquisito. ;S
No 2º dia de uso eu percebi uma descamação leve... depois aumentou (mas foi coisa pouca. Essa descamação durou umas 2 semanas.
Porém na 3ª semana eu vi uma grande piora na espinhas... Sendo q comecei a usar o ácido [receitada pela dermatologista] para acabar com muito [muitos mesmos] cravos brancos [fechados] que tenho no rosto [testa e bochechas].
Estou desanimada, pois não vi nenhuma redução dos cravos, e pior, as espinha começaram a vir descontroladamente... ;/
Meu retorno na derma é só no começo de agosto, vou continuar usando o ácido até lá... vai q é só o 'estágio de piora', né... ;/

Vanessa - Anyway... disse...

Letícia, eu cheguei a usar o ácido retinóico a 0,05%. Durante o tratamento deu uma boa melhorada, mas loooonge de ser o que eu precisava, procurava. Aí eu tive que parar com a pílula e com o tratamento, e tudo voltou. Minha pele anda pééééssima. Mas acho que a única saída é o Roacutan, como falou a Priscila. Eu quero engravidar, mas depois que passar esse período de gestação/lactação vou partir para algo mais definitivo... A verdade é que a tal da acne da mulher adulta é muito resistente e não é todo mundo que resolve só com cuidados tópicos... Mas vou ficar aqui na torcida por você também! bjos

Anônimo disse...

Obrigada por responder, Vanessa... muito legal seu blog.
Também vou ficar na torcida por vc...
Possivelmente meu caso também será de Roacutan, pq eu já até usei um Antibiótico chamado Tetralysal (300mg) e não deu resultado nenhum, dadinha... não fez nem cócegas! Pra falar a verdade, fez um efeito terrível no meu estômago, tive esse efeito colateral, mas resultado, nada. ;/
Estou passando o ácido retinoico toda noite [como recomendado pela derma], mas dá uma depressão... No dia seguinte quando acordo vejo q 1 espinha sumiu, mas apareceram outras 3 para compensar.. ¬¬ E os cravos? Aos montes... e o pior é q são 90% daqueles fechados, q não saem... :(
Ai, ai... agora é torcer pra q tudo isso melhore um dia e possamos ter de volta aquela nossa pele normal! [normal mesmo... me contento com um 'normal'. --']
Beijos, LETÍCIA.

Luana Coitinho disse...

Oi Vanessa! Minha dermato me receitou estes mesmos produtos. Eu tenho 15 anos e tinha espinha na testa de vez em quando só, mas botei na cabeça que queria ir na dermatologista e que a espinha (a única) era horrível. Comecei a lavar o rosto 2 vezes por dia com o Dermotivin, que não deveria ser o sabonete específico para meu rosto. Usei e descamou meu rosto inteiro e, de quebra, estou com manchas vermelhas no rosto e uma ardência insuportável. O problema é que agora aumentou o número de espinhas. Olha, tá triste a minha situação... hehehe. Achei isso uma pura falta de competência da médica. Ela sequer examinou minha pele... Porém, com a minha irmã que tem pele oleosa como você, o Dermotivin funcionou muito bem. Teu post me ajudou muito, me identifiquei em algumas coisas!