Ferramentas mágicas: pincéis

Pincéis: tá aí um investimento que super recomendo. Eu disse que são mágicos, e são meeeeesmo. Um bom pincel faz milagres, praticamente faz o trabalho sozinho(ops! eu sou um pouquinho exagerada!). A verdade é que ele auxilia qualquer produto a alcançar seu melhor resultado.

Confesso que até há poucos anos eu nem me ligava nisso. Blush, pó e sombra iam parar “maleporcamente” no meu rosto com os aplicadores que vinham nos próprios estojos. Base só com a mão. E achava que dava para fazer um olho só com a famigerada esponjinha. Gente, hoje ignoro solenemente esses aplicadores. Alguns, quando muito vagabundos, vão até para o lixo. É claro que na pressa uma esponjinha pode ajudar. Mas o fato é que depois que você descobre a ferramenta certa, sem chances para pincéis não confiáveis.


FALANDO EM MARCAS

Meus primeiros pincéis foram de um kit da Natura Aquarela. Quando comprei achava a oitava maravilha do mundo. Hoje, penso bem diferente e aconselho: tem pincel mais barato e mais eficiente por aí. Como exemplo estão produtos bacanas Marco Boni e Prada, com preços muuuito camaradas. Eles não são assim uma Brastemp, mas se você está só começando e não pode (ou não quer) gastar, pode se jogar. Além disso, são fáceis de serem encontrados nesse Brasilzão. E não posso deixar de citar os pincéis da Avon para pó, blush e sombra que são mais do que dignos e com preços justos.

Se você puder gastar mais um pouco, pode escolher marcas como a Klass Vough, Ariana, Boticário e Contém 1g. Os pincéis da Klass são excelentes, só que difíceis de encontrar fora dos grandes centros. O mesmo para os da Ariana. Já O Boticário  tem bons pincéis e você encontra em qualquer esquina desse país. Os da Contém 1g são muito, muito bons, embora tenham preços mais salgados.





Já se você está começando e quer comprar um kit que tenhas os pincéis básicos tenho minha recomendação pessoal. A Mary Kay tem um kit com 05 pincéis (sendo que um deles tem duas pontas) que vem em um estojo organizador. Sai por R$115,00 e eu acho que é excelente para você que não tem nenhum pincel e quer peças chaves. 




Comprar marcas estrangeiras em sites gringos ou de companheiras blogueiras pode ser um outro caminho para conseguir bons pincéis com preços justos, como no caso dos da Coastal Scents, que oferecem uma variedade grande de modelos.

Por fim, se você já se convenceu da importância da ferramenta, e está disposta a investir mais pesado, pode se jogar nos top de linha, como os da Mac e o seus “primos” da Sigma Make Up. Os Mac são mais caros, especialmente se comprados aqui, mas realmente são diferenciados. Usados por profissionais do mundo inteiro são feitos à mão, possuem cabos em diferentes materiais de alto padrão e ferrule de níquel. Todo esse cuidado faz diferença no resultado final, e muita, eu afirmo (e os maquiadores também). Vale muito à pena comprá-los em viagens ao exterior ou encomendando com alguém que vai para fora.

Seguindo os mesmo moldes, os da Sigma (que diga-se de passagem é uma empresa fundada por uma brasileira radicada nos EUA) também possuem qualidade superior, porém com preços mais acessíveis. E a facilidade de poderem ser comprados via internet.



DE FORMATO EM FORMATO

Mas Vanessa, quantos e quais pincéis eu preciso ter?

Bom, essa é uma resposta que você vai descobrir aos poucos. Conheça as muitas possibilidades, analise como se maquia e então decida se vai ter um de cada modelo, se precisa de vários para a mesma função, ou apenas alguns coringas. Acho sempre prudente ir aos poucos, de grão em grão, ou melhor, de pincel em pincel. Você não precisa ter todos os pincéis do mundo para fazer uma boa make.


Então conheçam alguns dos principais formatos e utilidades e escolham os seus!


Pincel de base tradicional

Com cerdas sintéticas que absorvem menos o produto, esse é o pincel para aplicação de bases líquidas e cremosas. A aplicação com ele fica mais densa e requer mais esforço para um acabamento mais refinado.





Pincel Duo Fiber


Este é um pincel  mais complicado de encontrar. A Ariana e a Klass Vough já disponibilizaram no mercado, mas não com a mesma qualidade dos importados. Com fibras naturais na base e sintéticas na ponta, seu design proporciona uma excelente aplicação de base, com aspecto aerado, cobertura perfeita, porém sem cara de reboco. Pode ainda ser usado para aplicar blush e possui opções com domo menor, perfeitas para acabamentos com o iluminador. Uma versão flap top é ainda mais perfeita ainda para aplicação de base.





Pincel para pó

Este é o pincel fundamental para aplicação de pó, compacto ou solto. As cerdas devem ser naturais, macias, com domo denso, grande e arredondado.


 
 
Pincel para blush

Ele pode ter o formato arredondado tradicional ou o angular, que é perfeito para contorno de rosto. Na hora de escolher preste atenção nas cerdas, que também devem ser naturais e macias.
 
 



Pincel para corretivo

Parecido com um mini-pincel de base, as cerdas sintéticas são excelentes para aplicação precisa sobre pequenas áreas ou onde os dedos não alcançam.


 


Pincel fino chanfrado

Este pincel de cerdas sintéticas é fundamental para aplicação de delineador. Quanto mais fininho, maior será a precisão. E pode ainda ser usado para preenchimento de sobrancelha com sombra.


 
 

Pincel para aplicar sombra

Existem vários formatos de pincel para aplicação de sombra. Dos mais densos e firmes, aos mais macios, cada marca oferece um tipo. Cabe à você decidir com qual se adapta melhor. Os como os 239 são mais densos, aplicam mais sombra e na minha humilde opinião potencializam a cor.





Pencil Brush (Pincel ponta de lápis)

Outro difícil de achar por aqui, mas que faz uma diferença gigante na aplicação de sombras. As cerdas naturais e em formato de caneta, permitem uma demarcação precisa do côncavo e do famigerado “v” externo do olho, além de serem perfeitas para delinear a pálpebra inferior.





Pincel de esfumar

Se eu fosse para uma ilha deserta e só pudesse levar um pincel de sombra, seria este aqui (acho que escondia por baixo da roupa o Pencil Brush para levá-lo também, rs). O domo cônico e com a parte superior arrendoda são perfeitas para esfumar as sombras, quebrando as divisões entre as tonalidades aplicadas. É realmente supreendente o que este pincel faz.




**As imagens acima são dos pincéis Sigma e Mac, usadas apenas como referência

Lembrem-se que apesar de caros, os pincéis, se bem cuidados, podem durar por praticamente uma vida, especialmente se você é a única à usá-los.

Eles precisam de limpeza diária ou após o uso. Já existem no mercado higienizadores próprios para isso como o da Mac ou da Contém 1g. E a cada 15 dias dêem um banho completo, com xampu e condicionador, nos seus pincéis. Isso impede a proliferação de bactérias, fungos e tudo mais que pode prejudicar sua pele. Mostrei como faço aqui.

Espero que tenham gostado das dicas, e caso tenham alguma dúvida, não deixem de perguntar.



***Post de minha autoria publicado no Metida a Phyna em 09/06/2010

14 comentários:

Flávia Batista disse...

Van... adorei o post! Muito legal.

Ainda não tenho um super conjunto de pincéis, mas o que eu tenho já me quebram um bom galho.
Os meus de pó e base são da Prada, gosto muito. o de aplicar sombra é da Avon. Comprei meio receosa, mas não me arrependi. é muito muito bom. Tão bom, que, às vezes, até esfumo com ele. Tenho um de côncavo do Boticário, muito bom também. e já esse pincel brush, eu tenho um mais não é de marca, é desses conjuntinhos baratinhos que a gnt compra na esquina. Não é essas coca-colas, mas consigo marcar o côncavo perfeitamente com ele.

bjss

Bárbara disse...

Adoreiii o post!!! Eu sempre quis comprar esses dois ultimos, mas não sabia o formato certo pra comprar. Tenho muita dificuldade pra marcar meu concavo e esfumar as sombras, pq só tenho o de aplicar sombra da Avon.

Parabéns pelas explicações!! Agora vo la na Coastal Scents comprar os meus genéricos!! Hehehe

Beijuuu

Vanessa - Anyway... disse...

Flávia, esse da Avon funciona bem para esfumar mesmo, porque ele é bem macio. Eu também uso. Mas o esquema é esse, ir encontrando aqueles se adaptam melhor ao seu uso e ao seu bolso, rs.

Oi Bárbara, que bom que gostou das dicas. Obrigada! Depois conta para gente o que achos dos da CS. Bjos

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Van, uma aula, adorei o post, bjs, Va.

Pri S. disse...

Oi, Vanessa!

Tenho um kit da Sigma há quase 1 ano e simplesmente adoooooro! Tanto que encomendei um travel kit e mais 2 pincéis avulsos. A qualidade deles é maravilhosa e não se compara com os do Boticário e da Avon que eu tinha. Faz diferença.

Mas eu acho que vc está super correta em dizer que temos que adaptar nossas compras ao gosto pessoal e ao bolso. Por isso eu sempre indico os pincéis da linha Studio da ELF (são os de cabo preto, não os de cabo branco). Porque eles custam ridículos U$3 e são muito, muito legais e bem macios! O chato é que a ELF não entrega no Brasil, mas a Nonpareil Boutique entrega. Já comprei lá e não tive problema com a loja.

Tenho um kabuki da CS, mas não me adaptei. Minha pele é muito sensível e ficou avermelhada. Sempre passo o blot e o Studio Fix com kabuki, aí queria ter mais um além do da Sigma, pra levar na bolsa. Mas não valeu a pena, as cerdas do CS são muito menos macias e minha pele reclamou.

Já MAC não dá pro meu bolso. Quem sabe um dia e só se eu comprar no exterior. Realmente adoro os meus da Sigma - e pincéis novos (MAC) nem entram na minha lista de prioridades atualmente.

Beijos!

Mel Nunes disse...

oi flor!!!
amei o post... realmente os da avon são mto bons...os da marco boni fazem um bom trabalho tbm...e ambos tem precinho mto em conta!!

bjinhus

http://maquiandobymel.blogspot.com/

juliana g. disse...

Hoje fui lavar meus pincéis, saiu uma água tão suja que fiquei com vergonha... vixi

BlogdaPri disse...

VAN , adorei o post, pincéis são fundamentais pra um bom make up , com certeza !!! Eu tenho desde Boticário a pincéis MAC, bjss PRI

Mariana disse...

Ola Vanessa,entao ele possui poucos brilhos,mais possui,fica lindo.Ameei o post,super completo,aprendi bastante.beijoss!

Lis disse...

Oi Vanessa que bom voltar aqui!!!
Olha amo o assunto pinceis. Como ja tinha falado para você, comprei os Sigma e realmente amei. Agora quero muito o kabuki para encerrar por este ano a compra de pinceis e um da Boti para lábios. Seu post é muito informativo e também incentivador!!! Só que agora graças a Deus eu já os tenho e realmente faz uma GRANDE diferença!!!
Muito obrigada pelas dicas!

Unknown disse...

Me ajuda ???!!!! Queria saber quais sao os melhores pincéis: Marcos Boni, Prada ou Pro Art, ou algum de bom de preço razoavel. Beijos e adorei o Post !!!!

Vanessa - Anyway... disse...

Oi Miriam! Então, tem pincéis bons e nem tanto nas três marcas. Acho que os da Prada e da Pro Art tendem a ser um pouco melhores ques os Marco Boni. Os Klass Voug que citei no post são excelentes e são vendidos na lojinha virtual Loosho (www.loosho.com). O bom é pegar, ver se são macios, se tem o formato adequado... Epero ter ajudado.
Bjokas

lahti shirley disse...

ótima dicas :)

bj

Amandinha disse...

Oie Vanessa!
que post ótimo! adoreiiii
eu to mto precisando renovar meu pincel de esfumar! é o que eu mais uso!
bjs
amandinha