FDA alerta: chumbo em batons Covergirl, Maybelline e L'óreal


Pesquisa recentemente publicada pela a agência de vigilância sanitária dos EUA, o FDA (Food and Drug Administration), revelou a presença de chumbo em batons comercializados por muitas das mais vendidas marcas do país. Entre os dez primeiros lugares do ranking, L’óreal, Maybelline, Covergirl e Nars foram as que apresentaram maiores níveis do metal em sua composição.

O chumbo é um metal pesado que se acumula no organismo e pode causar diversos danos à saúde, desde liberação de neurotoxinas que provocam distúrbios comportamentais e de aprendizagem, até mesmo câncer. Ele pode ser ainda mais perigoso para crianças e mulheres grávidas.

A Maybelline foi a primeira colocada no ranking de contaminação, com o batom Color Sensational. A marca ainda aparece mais uma vez entre os dez piores e outras 24 no total. A L’oreal, com o Color Richie, ficou com segundo batom com maiores teores de chumbo, e ainda aparece 32 duas outras vezes. A Cover Girl teve duas classificações entre os 10 ‘campeões’, voltando a figurar outras 23 vezes. A Nars e seu Semi Mate Lipstick, apareceram 6 vezes na lista, sendo que duas delas entre os 10 mais contaminados.



A pesquisa só veio acirrar ainda mais os ânimos da controversa discussão que tem de um lado o FDA e de outro a Campanha por Cosméticos Seguros. Uma falta de regulamentação dos níveis do metal em produtos de uso cosmético norteia a questão. O FDA alega que como os batons não são ingeridos, os níveis de chumbo encontrados neles, em duas rodadas de pesquisa, não apresentam um risco à saúde. Do outro lado, médicos e grupos de defesa alegam que o FDA não apresentou bases científicas concretas que excluam a possibilidade graves danos à saúde a longo prazo. Para a Campanha, pequenas ingestões diárias advindas de atos como passar a língua nos lábios podem sim ser prejudiciais.

Fato é que os níveis encontrados pelo FDA no primeiro estudo realizado em 2007 eram muito menores do que os constatados no atual. Se comparadas, a concentração de chumbo encontrada na  primeira colocada da pesquisa mais recente (Maybelline) é mais que o dobro da apresentada pela primeira colocada em 2007 (Cover Girl).

A batalha é uma guerra de gigantes entre cientistas e a milionária indústria cosmética. Enquanto estudos não revelam o impacto real dos níveis de contaminação a longo prazo, as indústrias defendem-se afirmando que o chumbo não é acrescentado intencionalmente aos batons. Os níveis seriam explicados pelo uso de corantes adicionais, aprovados pelo FDA,  que por serem de origem mineral podem conter traços de chumbo que existem normalmente no solo, água e ar.  

Enquanto nos EUA a FDA não limita os teores de chumbo e outras substâncias nocivas em batons, a União Européia limita o uso de mais de mil substâncias químicas. Os interesses milionários das indústrias parecem prevalecer, já que o órgão americano delega aos fabricantes a responsabilidade por testes de segurança e eficácia em seus produtos.

E paras a Macmaníacas curiosas, a notícia é boa. As concentrações de chumbo nos batons da marca são relativamente pequenas, chegando a ser quase 4 vezes menores do que as encontradas nas marcas mais contaminadas. E entre os baratinhos, destaque para a Wet’n’Wild.  

São muitas perguntas e poucas respostas. E como cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, eu prefiro evitar os batons da L’oreal, Maybelline, Cover Girl e Nars até que uma regulação seja estabelecida. E vocês, o que pensam sobre o assunto?


Resenha: Paint Pot Painterly


O mais famoso dos Paint Pots da Mac não ganhou fama sem razão. Versátil, o Painterly pode ser um trunfo em qualquer kit de maquiagem.  Ele funciona como sombra, base para sombra e até como um primer.

Definidos pela Mac como sendo  uma sombra cremosa de acabamento seco, os Paint Pots são pigmentados e se fixam muito bem na pálpebras. A marca oferece uma boa variedade de cores, que podem ser aplicadas sozinhas ou sob outros produtos. O Painterly é um dos mais vendidos por ser um tom de bege claro, quase cor de pele,  bem neutro.



A textura é única, pois ele não é excessivamente macio ou cremoso, mas se espalha com facilidade e seca muito rápido, grudando na pele.

Usado como uma sombra,  ele não causa muita emoção. Sua fixação é melhor do que a de uma sombra cremosa comum, mas não chega a ser espetacular. Com o passar das horas percebe-se o acúmulo do produto nas dobras da pálpebra, mesmo que em menor quantidade do que seria o natural pra produtos assim.

Mas o Painterly revela sua força mesmo é como base para sombras. Sua cor permite uma uniformização do tom da pele da pálpebra, que muitas vezes é escurecida por olheiras ou características genéticas. Ele ainda potencializa a sombra em pó sem alterar sua cor. Para fechar a lista de qualidades, o produto garante uma melhor fixação, aumentando a durabilidade da sombra em comparação à aplicação do pó diretamente sobre a pele.  



Se me perguntarem se é um produto imprescindível, eu diria que não. Pode-se viver sem ele. Mas tê-lo à mão é uma boa idéia no dia-a-dia, e eu explico porque. O uso de primer para sombras é sempre a opção mais indicada para quem busca uma durabilidade extra da make. Mas alguns desses produtos dificultam o ato de esfumar as sombras. Você precisa dedicar mais tempo e repetições para conseguir um bom efeito. Usar um Paint Pot como base para sombra é uma boa alternativa, já que ele não interfere na tarefa de fundir cores e suavizar bordas. Ou seja, economia de tempo e esforço no cotidiano.

Depois do Painterly, ando curiosa para testar as cores Bare Study  (que parece incrível para ser usado com sombras cintilantes), Constructivist e Blackground. Afinal, quem não adora um produto versátil?

Bjos




Derrubando preconceitos: shampoo Niely Gold Pós Química

Niely Gold é uma marca que nunca havia pensado em levar para casa. A gente fica vendo aquelas moças no BBB usando e já torce o nariz achando que não deve ser lá grandes coisas. Cheia de "pré-conceitos" passa pelo pobre coitado lá na prateleira e nem dá atenção.

Acontece que desde que descobri  o milagroso óleo de argan, o ouro do Marrocos, todas as  fórmulas que ostentam seu nome da composição atraem  meus olhares. Mas confesso que tinha um pé atrás com alguns produtos nacionais.

Não sei bem o que me deu, mas eu estava outro dia numa loja de departamentos e entre idas e vindas pelos corredores das prateleiras de cosméticos, me deparei com uma gôndola com a linha completa da Niely. Quando li “Óléo de argan” não consegui me conter.


Eu não tenho progressiva, mas como faço luzes, produtos que dêem uma equilibrada nos danos são os mais recomendados. Por outro lado, meu cabelo é extremamente oleoso e por isso eu tinha desistido e me entregado aos shampoos de limpeza profunda, anti-resíduos ou específicos para madeixas oleosas. Eles pelo menos não deixam meus cabelos sebosos 6 horas após a lavagem...

Mesmo assim me deixei seduzir pelo Niely Gold Pós Química e o levei para casa. Assim que comecei a primeira lavagem percebi sua consistência cremosa e já fiquei achando que teria problemas com a oleosidade depois. Minha idéia de que ele iria pesar começou a se desfazer logo após o primeiro enxágue. Sabe quando você desliza os dedos sobre o cabelo e ele “canta”? Pois é, os fios já produziam aquele barulhinho que vem do atrito com os dedos quando estão muito limpos. E isso sem embaraços. Repeti a lavagem e senti que o cabelo ficou ainda mais limpo... E surpreendentemente macio, mesmo molhado. Difícil explicar.

A maior e melhor surpresa ficou para o final. Ao secá-lo ele ficou mais liso, mesmo sem a ajuda da escova, só de jogar o ar do secador sobre os fios.  Além disso ganharam brilho, balanço e muita, eu disse muita, maciez. Achei o resultado lindo mas já entrei em pânico: “vai ensebar daqui poucas horas”, pensei. E mais uma vez me enganei. A olesidade apareceu mais ou menos no mesmo prazo que apareceria com o uso de shampoos de limpeza profunda, com a vantagem de o cabelo se manter com uma aparência mais saudável por mais tempo.

Funcionou para mim e derrubou meu preconceito. Mais que isso, superou minhas melhores expetativas. Não testei outros produtos da marca, mas confesso que agora fiquei bem tentada. É bom saber que marcas acessíveis podem trazer resultados que impressionam. Quem mais se arrisca?



Celebridades ensinam o que NÃO fazer em sua maquiagem

As fotos estão aí provando os fatos. Trocadilhos à parte, os flagras de erros de maquiagem das celebridades nos lembram que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. O recurso que te deixa linda, se usado de forma incorreta, pode acabar com toda a produção. O mais assustador é pensar que essas mulheres tem à sua disposição profissionais gabaritados. E ainda assim, o que há de pior no quesito make up acontece com elas. Então o que restaria para nós, pobres mortais? É a velha brincadeira: "se está ruim para elas, imagina para a classe média", rs. 

Mas se ainda podemos aprender alguma coisa com os erros alheios, essa é uma boa oportunidade. Foi até difícil selecionar as piores falhas, porque, acreditem, o material é extenso. E o que pude notar é que na maioria das vezes acontecem muitos deslizes em uma única produção, como uma base errada e excesso de cores e informações, ou um corretivo muito claro potencializado por um pó translúcido mal espalhado. 

Mas vamos direto ao ponto. Aprendam com elas o que vocês não devem fazer na hora de se maquiar. 

Excesso de pó bronzeador:



Que a Katherine Heigl é linda, ninguém discorda. Ela é do tipo de mulher que não precisa de muitos retoques para desfilar deslumbrante no tapete vermelho. Mas parece que o maquiador dela não concorda muito e quis transformar a pele de porcelana da atriz em um pesadelo bronzeado. 
Paris Hilton é a rainha do pó bronzeador. Tá sempre errando na mão. E na pele... E na boca, nos olhos, na bochecha. Enfim, ela ainda aparece em outro tópico deste post.
Eu tenho a impressão de que Christina Aguilera disputa com a Britney Spears o título de ex-símbolo sexual que consegue errar mais vezes em suas aparições públicas. Ela usou tanto bronzant que está até laranja. Isso sem falar na boca vermelha, no olho carregado e nessa pose ingrata da foto. 
Outra Catherine, a Zeta Jones, também teve seu dia infeliz. Ela não só abusou do bronzeador, como usou um produto com brilhos que destacaram os poros dilatados. Complete com um olho sem emoção e lábios sem nada e chegue ao pior resultado que uma diva de mais de 40 anos pode ter. 


Dica: Prefira usar o pó bronzeador para dar profundidade em técnicas de contorno de rosto ou até mesmo como blush, bem esfumado. Ao usá-lo no rosto todo os riscos de errar a mão são grandes. Ainda assim, se essa for sua intenção aplique uma pequena quantidade de produto, apenas para ganhar um ar um pouco mais corado. E tia Zeta exemplificou a lição: peles oleosas ou com poros dilatados não aceitam bem o brilho.




Blush carregado:

Em disputa direta, Cristina e Britney conseguiram façanhas que beiram o inacreditável. A primeira devia estar louca ou cega ao sair de casa com essa bochecha de boneca Emília depois da gripe. Já Christina errou na make completa.
Vendo essa foto da ex-BBB Maíra  me dei conta de que nunca a vi sem um blush mega marcado. Será que ninguém nunca disse pra moça que não é bonito?

Dica: Ao aplicar blush, pense que ele deve te deixar com um ar saudável, e não com cara de palhaço de circo. Então esfume bem, tome cuidado com produtos muito pigmentados. Se acontecer de você errar a mão sem querer, nada de se demaquilar toda. Tenha um lencinho de papel do lado. É só encostar no rosto, tirar o excesso e depois passar por cima um pincel com pó compacto no seu tom de pele. Esfume, esfume, esfume.



Blush na cor errada:


Além de carregar no blush, algumas celebridades nos mostram que a cor errada também pode representar a treva. Lindsey Lohan parece ter tomado dois socos, um de cada lado do rosto.
Mariah Carey usou um tom de rosa muito claro que deixou sua pele "lavada" e ainda combinou com o batom. O que consola é que podia ser pior. Imaginem se a sombra também fosse rosa?
A deslumbrante Maria Fernanda Cândido deveria processar o maquiador que fez isso com ela. O que é esse blush rosa carregado em um tom de fundo frio que quer fazer parzinho com o batom lilás? Definitivamente é caso de polícia fazer isso com uma mulher tão bonita.

Dica: O tom do blush deve se harmonizar com a maquiagem dos olhos e batom escolhido. Isso não significa que precisam ter a mesma cor. E quanto mais informação as outras áreas tiverem, mais ele deve ser discreto. No caso da Maria Fernanda, por exemplo, um blush bem suave em tom terroso cairia melhor. Leve em consideração também o seu tom de pele. Branquinhas, cuidado com os escuros como o da Lindsey. Morenas, fujam dos tons pastéis.


Base em tom errado:

Às vezes acho que a Rihanna tem um pouco de complexo de Michael Jackson. Ela sempre usa bases muito mais claras que seu lindo tom de pele negra. Aliás, ela é tão linda... Mas não é legal ficar sempre atrás de uma máscara branca.
A nossa 'amada' Christina, quando não vai de pó bronzeador, não se acanha de desfilar uma base bem mais escura. Mas menina, que mania! E pra piorar não esfuma na raíz do cabelo, e desfila um colo branquinho. Assina logo a confissão...
A branquíssima Rachel Evan Wood conseguiu a façanha de escolher uma base ainda mais clara. E a combinação de olhos e boca carregados também não favoreceu nadinha. Parece outra pessoa.
Chama o Fashion Police para a Kelly Osbourne! Tadinha, a moça parece que está com icterícia de tão amarela. Ela geralmente é fonte de inspiração e não consigo entender como saiu de casa assim.
E Jennifer Lopez resolveu brincar de Gasparzinho, o Fantasminha Camarada. Até vestiu branco! Não JLo, não.

Dica: Sempre que possível, teste a base antes de comprá-la. Mas teste no rosto, não na mão ou no braço. Observe como ela reage com diferentes fontes de luz. Tire uma foto com flash. A base deve ter o tom mais aproximado da sua pele possível. A regra é clara, Arnaldo!


Corretivo muito claro:

Rihanna, Monique Alfradique, Eva Longoria, Selena Gomes e Fernanda Vasconcelos foram vítimas da mesma armadilha: o famoso panda invertido. Muitos maquiadores aplicam corretivos e iluminadores muito claros abaixo dos olhos. E ainda potencializam com o traiçoeiro pó translúcido que é tema do próximo tópico. Os flashes das máquinas fotográficas não perdoam e revelam o deslize sem dó, nem piedade. É de longe o erro de maquiagem que acontece com mais frequência entre entre as celebridades.

Dica: Assim como a base, use sempre corretivos no mesmo tom da sua pele. Repita os mesmos tipos de testes. Iluminadores como o Touch Éclat também possuem algumas diferentes tonalidades. Escolha a mais próxima e não exagere na quantidade de produto.


Pó translúcido mal espalhado

Quando se olharam no espelho, Drew Barrymore, Nicole Kidman e Uma Thurman não enxergaram o inimigo. Ele é silencioso, não se mostra facilmente. Mas basta um flash que ele logo se revela. É verdade, elas não sabiam que estavam assim, empoeiradas. Foram traídas, descaradamente, pelo produto que deveria fazer a maquiagem durar mais.

Dica: O pó translúcido é sim muito perigoso, especialmente se você vai tirar fotos. Por outro lado é um produto que pode trazer muitos benefícios. Ele concede um aspecto aveludado à pele, possui sílica em sua fórmula, que matifica e garante maior fixação da maquiagem. Além disso é transparente, não adiciona cor. Mas é ele precisa ser aplicado em pequenas quantidades, usando um pincel grande e fofo e espalhando muito, muito, muito bem. Isso porque acúmulos podem são ser visíveis a olho nú, mas saltam sob luzes fortes como a de um flash de máquina fotográfica. Não precisa abrir mão do produto, basta ter cuidado ao usá-lo.


Batom vermelho aplicado com desleixo:

Elas não são nenhum exemplo de boas moças. Mas juram quem podem parecer divas usando um batom vermelho aplicado nos lábios da forma mais horrorosa possível. Courtney Love e Britney nem devem saber o que é um lápis de contorno. Já Paris, devia estar curtindo tanto a balada que nem se preocupou com o batom que pintou completamente seus dentes.

Dica: O batom vermelho é bonito, sofisticado, feminino e sexy. Mas você precisa de paciência e um certo tempo para que o resultado não seja desastroso. Nesse post fiz um tutorial de como passar esse tipo de batom.


Exageros e excesso de informação:


Ana Paula Arósio usou olho tudo, boca tudo, bochecha tudo... E ainda desfilou dentes manchados. Apesar de a maquiagem ter sido bem executada, é simplesmente coisa demais para um rosto só.
Dani Carlos errou na cor da base e exagerou no contorno preto dos olhos. Tudo bem que é roqueira, mas existem formas bem melhores de mostrar isso.
Resisti em colocar a divina Angelina Jolie aqui. Eu a considero uma deusa, perfeita, acima do bem e do mal. Mas não acima dessa sobrancelha exageradamente marcada. Gata, você não precisa disso!
Leighton Meester tá prontinha para ir pra festa de haloween, fantasiada de zumbi. As cores e forma como as sombras foram aplicadas deixam o olhar pesado, sombrio. E ela ainda completa com um batom vermelho que não combina ali. Aliás, alguma coisa ajudaria?
Outra diva, Sarah Jessica Parker, entrou no túnel do tempo e se lançou na década de 80 de um jeito nada cool. Lábios vermelhos, bochecha coral, sombra até a sobrancelha, também com fundo coral. Muita informação.

Dica: Menos é mais. Simples assim. As duplas "olho tudo, boca nada" ou "olho nada, boca tudo" realmente são bem seguras. É claro que você pode quebrar a regra e ainda assim alcançar um resultado harmonioso, mas o risco é bem maior.

E lembrem-se, a make deve realçar suas melhores qualidades e não esconder sua beleza natural.

Bjos


Quando o baratinho funciona: lápis retrátil Océane

Essa onda de calor pede makes leves e alegres. Ontem me arrisquei no batom coral Vegas Volt. Hoje pela manhã tudo o que eu conseguia pensar era um look bem fresh, que não derretesse ao longo do dia. Ao abrir os organizadores me deparei com um lápis retrátil azul da Océane que recebi meses atrás e que acabou ficando esquecido. Era o produto certo para minha idéia e o dia ideal para testes de durabilidade.

A Océane, que ficou conhecida pelos lenços removedores de esmalte e demaquilantes, ampliou sua linha em 2011, incluindo itens de maquiagem, como a caneta delineadora, que diga-se de passagem é excelente, e outras novidades apresentadas na Beauty Fair.  




Esse lápis é super prático por ser retrátil e dispensar o uso de apontador. Aliás, sua embalagem guarda uma grande quantidade de produto. Além disso é de longa duração, à prova d'água. A marca destaca que em sua fórmula estão presentes óleo de rícino, com propriedades antioxidantes, além de lanolina e cera de Carnaúba. 

A cor é lindíssima, um tom de azul quase royal, levemente metalizado. É alegre sem ser muito chamativo, por isso combina plenamente com a luz do dia.


E a prova desse lápis foi de fogo, pois o dia foi mais que quente, eu diria escaldante. E ele resistiu bravamente, intacto. A minha pálpebra ficou muito oleosa, a sombra evaporou, mas o lápis se manteve. 

Eu até tentei usá-lo na linha d'água, mas ele praticamente não pega. Desisti e tirei com um contonete (dá até para ver a sombra do que sobrou na foto). Mas ele funciona maravilhosamente como delineador. 

Encontrei na internet preços que variam de R$15,50 a R$25,50. É uma ótima relação custo benefício para um produto que vai durar bastante. E ele está disponível em outras cores também: preto, marrom e prata. 

Aprovado e recomendado!

Bjos


Batom Vegas Volt da Mac

Um batom coral lindíssimo, contemporâneo e sofisticado. Esse é o Vegas Volt da Mac, um desses batons que dão bossa à uma make básica. 


Sou uma mulher de muitos nudes, muitos rosas, alguns vermelhos e quase nada além disso. Por isso, a despeito de todos os "trend alerts" que anunciam há algum tempo os tons de laranja como sendo o hit das estações quentes, mantive-me distante dos batons nessa cor. É, eu tinha um certo preconceito. Mas o Vegas Volt veio derrubar o meu "conservadorismo".

De acabamento Amplified Creme, ele é cremoso, bem pigmentado e muito confortável nos lábios. Sua durabilidade é média, de 3 a 4 horas, o que é normal para batons com esse tipo de acabamento. O brilho também é bem discreto.

Na bala ele parece um laranja avermelhado, mas nos lábios é totalmente diferente. O tom é um coral marcante, que não é tem um fundo muito rosado como alguns da mesma família, mas não chega a ser completamente laranja. Acho que essas características o tornam um batom democrático, do tipo que funciona bem em vários tons de pele. Quanto mais clara, como no meu caso, mais o fundo laranja se destaca, enquanto que quanto mais morena for a pele, mais ele fica coral.


Está aí uma ótima opção para colorir a make com muita classe!

Bjos




Como fazer as unhas em casa (e dicas para o esmalte durar mais)

Fazer as unhas em casa parece um bicho de sete cabeças para muita gente. E realmente é bem mais prático ter uma boa manicure para dar conta do trabalho. Mas pelas variadas razões, mais e mais mulheres optam por tratar elas mesmas de suas unhas. Há quem simplesmente não tenha encontrado nenhuma profissional realmente competente ou precise economizar um dinheirinho. Há ainda quem trabalhe muito e não encontre tempo nos horários disponíveis nos salões de beleza. Eu, por exemplo, quero deixar de tirar cutículas e como esse é um processo longo, optei por cuidar das minhas unhas em casa, para não permitir que uma manicure afobada coloque tudo a perder. Não importa a razão, para se arriscar com os alicates e esmaltes você precisa saber o que está fazendo. 

Não tem segredo nenhum. Observar o trabalho de uma manicure profissional e repetir os passos em casa é o mapa do tesouro. Ainda assim, algumas dicas simples podem ajudar bastante. 

- Tenha em mente que unhas bem cuidadas dependem de hidratação. Não só as cutículas, mas também as unhas, precisam estar hidratadas. Uma boa alimentação as deixam mais fortes e resistentes e um bom creme específico para as mãos ajuda no processo de fora para dentro. Então, sempre que possível, deixe as unhas sem esmaltes por um ou dois dias antes de pintá-las novamente e capriche na hidratação nesse período.  

- Cutículas estão lá por uma razão: elas são uma proteção natural contra a entrada de microorganismos. Além da questão da saúde, há a questão estética: quanto mais você tira, mais elas crescem. Mas se você já tira sua cutícula há muito tempo precisará de cuidados e paciência para se livrar do hábito. Estou tentando há pouco mais de um mês e já vi resultados. Hidrate suas cutículas diariamente, mesmo estando com as unhas pintadas, e verá que elas ficam bem fininhas e bonitas. 

Isto posto, vamos aos passos necessários para unha bem feita em casa. 



- O primeiro passo é deixar as unhas sem nenhum resquício de esmalte (Imagem 1). Lixe-as no formato que te agrada.  Você pode ainda usar lixas de polimento por cima da unha, mas dermatologistas são contra isso, já que você deixa a unha mais fina e consequentemente mais fraca e quebradiça. 
- Use um creme redutor/amolecedor de cutículas e massageie bem. (Imagens 2 e 3)
Você pode mergulhar as unhas em um potinho com água morna ou molhar um pedaço de algodão e colocá-lo sobre a unha por alguns minutos. (Imagem 4)




- Tenha em mãos uma espátula dupla de manicure. Com o lado mais pontiagudo comece a empurrar a cutícula, soltando-a da unhas. (Imagem 5)
- Algumas pelinhas ressecadas podem se levantar e nessa hora o alicate é bem vindo apenas para retirar as pontinhas. Não afunde e nem retire nada além do que estiver levantado. (Imagem 6)
- Com o lado mais arredondado da espátula empurre a cutícula com gentileza. Ela irá se soltar da unha e se retrair. (Imagens 7 e 8)



- Unhas oleosas atrapalham a aderência do esmalte. A primeira dica para fazê-lo durar mais é usar um pouco de acetona para retirar completamente o hidratante/amolecedor usado. (Imagem 9)
- Escolha uma boa base, de preferência fortalecedora. Além de cuidar, ela impede que esmaltes muito pigmentados deixem as unhas amareladas. Aplique-a de forma a cobrir também toda a cutícula e as laterais das unhas. Isso vai facilitar MUITO a retirada dos excessos no final. (Imagens 10 e 11)
- Esmaltes velhos ficam grossos demais e descascam com facilidade. Tenha o cuidado de escolher um esmalte com uma consistência que escorra com facilidade do pincel. (Imagens 12)



- Na hora de esmaltar, apoie bem a mão e passe uma camada fina mas suficiente para cobrir a unha uniformemente. Faça isso em uma mão toda e use a ponta do palitinho de laranjeira para retirar os excessos ao redor, antes de passar para a outra mão, na qual repetirá o processo. A partir da segunda mão, retire os excessos  de forma intercalada, após esmaltar cada unha. (Imagens 13 e 14)
- Enrole um pedaço fino de algodão na ponta do palitinho , umedeça na acetona ou removedor de esmaltes e vá limpando com cuidado todos os excessos. Tome cuidado para não encharcar o algodão, pois o líquido pode escorrer e estragar todo o trabalho. Quanto mais afiada a ponta do palito, mais fácil será limpar os cantinhos. (Imagens 15 e 16)




- Agora vem a dica que considero fazer mais diferença na durabilidade do esmalte: o friso. Use o palitinho com algodão e removedor para retirar a pontinha do esmalte, fazendo um friso fino em toda a extensão, inclusive nas laterais. Essa dica é ótima principalmente para quem digita muito. (Imagens 17 e 18)
- Você pode usar um extra-brilho imediatamente após o esmalte. Isso agiliza a secagem e protege o esmalte por mais tempo. Reaplique-o após dois ou três dias (ou sempre que achar necessário) para reavivar a cor e brilho e regularizar a textura do esmalte. O uso de óleo ou spray secante é opcional. 

    • Dica extra: para evitar as temidas bolinhas, além de optar por esmaltes novos, você pode se prevenir de outras formas. Mãos muito quentes são propícias para o problema. Mergulhe-as em água gelada antes e imediatamente após esmaltá-las. Evite pintar as unhas perto de ventilarores, saídas de ar condicionado ou portas e janelas abertas, já que as correntes de ar podem provocas as bolinhas. 

Pronto! Unhas bonitas e bem feitas em casa. Quem vai se arricar?