Entenda os acabamentos dos batons Mac

Sei que este é um assunto recorrente e que já foi amplamente abordado em diversos blogs. Ainda assim, vejo frequentemente textos decepcionados com um ou outro batom da Mac, seja com a pigmentação, a durabilidade ou até a facilidade (dificuldade) de aplicação. Acredito que há muitas mulheres absolutamente confusas quanto aos acabamentos e sua aplicação prática no dia-a-dia. Um batom não é definido exclusivamente por sua cor, embora esse seja o quesito de escolha de maior peso em grande parte dos casos.  O tipo de cobertura e acabamento que ele proporciona deveriam ser aspecto fundamental no momento da decisão de compra.  

E como ninguém nasce sabendo, aqui vai um “guia rápido” para que você entenda mais sobre o produto que está levando.

Amplified Crème

Definição da marca: Ultra cremoso. Brilho discreto. Cheio de cor! alta resolução: alto impacto.

Na minha opinião esse é um dos acabamentos mais democráticos da marca. Extremamente cremoso, ele é fácil de aplicar e não marca muito as imperfeições dos lábios. Solta bastante cor, que se traduz em alta cobertura. Por ser cremoso, concede um ar de hidratação com um certo brilho (não confunda com cintilância). Como ponto negativo, está a questão da durabilidade, já que quanto mais cremoso, mais ele irá transferir e menor será sua fixação. Ainda assim, por serem muito pigmentados, duram razoavelmente bem. Mulheres mais maduras ou fumantes com linhas acentuadas ao redor dos lábios, devem tomar cuidado para que eles não escorram e acabem em um verdadeiro desastre.




Satin

Definição da marca: Bastante cor. Acabamento suave, acetinado e semi-opaco. Condiciona os lábios e adiciona cor.

Minha cobertura predileta. Menos cremosos que os Amplified, nem tão secos quanto os Matte. O acabamento, como está no nome, é acetinado. A cor é bem intensa e ainda é possível notar um brilho discreto. A aplicação é um pouco mais trabalhosa, mas o resultado final é uma durabilidade incrível associada a muito conforto.





Matte

Definição da marca: Rico em pigmentos, cor intensa. Sem brilho, acabamento 100% opaco.

Capriche na esfoliação e hidratação dos lábios antes de arriscar em um batom Matte. Ultra-pigmentados, possuem cor muito intensa e sem brilho algum, totalmente opaca. São batons com acabamento mais seco, que denunciam bastante as imperfeições nos lábios. A sensação inicial pode não ser muito agradável para aquelas que não estão acostumadas. Em contrapartida, é o acabamento que garante melhor durabilidade da cor nos lábios. Você passa e batom fica lá por horas. 




Cremesheen

Definição da marca: À base de creme, este batom trás cores vivas e brilho suave.

Mais um para as fãs de batons hidratantes e cremosos. Estes, em especial, trazem um brilho muito bonito, marcante. O resultado final é lindo, fino. Fácil de aplicar, mas não dura tanto nos lábios quanto os anteriores. 




Lustre

Definição da marca: Semi-translúcido. Acabamento de aspecto molhado. Textura deslizante. Deixa seus lábios macios, suaves e ultra hidratados.

Por semi-translúcidos entenda quem são “semi-transparentes”. É um tipo de acabamento que deixa esse produto com um aspecto que fica entre o gloss e o batom. A sensação nos lábios é mais “molhadinha” e é ideal para quem procura batons com pouco impacto de cor. 





Glaze

Definição da marca: Baixo impacto de cor com cobertura translúcida. Cristalize seus lábios, faça-os brilhar!

Mais transparentes e menos viscosos que os Lustre, os Glaze tem baixa pigmentação e altíssimo brilho. Assim, você olha na bala uma cor super forte e tem nos lábios um batom mega discreto. A fixação é baixa, saem com facilidade.  

Ex: Hue



Frost

Definição da marca: Excelente acabamento de cor com brilho cintilante de médio a total.

Há quem ame, há quem odeie. Estes batons trazem bastante cor e cintilância. Ainda assim, afirmo que mesmo quem não gosta de metalizados pode se apaixonar por um Frost, pois eles são produtos diferenciados. Alguns tem o efeito cintilante bem discreto, outros já são mais metalizados.




Eu acredito que não existe um acabamento melhor ou mais bonito do que o outro. Tudo depende da ocasião, da aplicação, do efeito desejado... Conhecendo as texturas você pode explorar um mundo de combinações e deixar a sua make ainda mais interessante!

E nunca se esqueça que qualquer batom, com qualquer acabamento, só fica bonito em uma boca bem cuidada, hidratada. É claro que alguns deles destacam mais eventuais defeitinhos, mas o resultado será prejudicado se você não cuidar constantemente dos seus lábios.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sempre bom saber... ainda mais quando se tá começando... eu tenho 4 lustres 2 matte 2 satin e 1 ampli( alguma coisa rs)

e sse cremesheer , glaze e froste ainda não experimentei rss. Beijosssssss

Isabella disse...

Oi, Vanessa!

Estou com algumas dúvidas a respeito de maquiagem e queria saber se você pode me ajudar. Acontece que para escrever tudo aqui nos cometário ia ficar complicado...
Será que você pode me passar o teu e-mail para eu te escrever?

Obrigada,

Isabella Mortati

Vanessa - Anyway... disse...

Isabella, manda pra o vantalarico@gmail.com
Será um prazer ajudá-lo no que eu puder! Bjos

Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina disse...

Muito esclarecedor! Não adianta comprar um de acabamento glaze, por exemplo, e esperar alta pigmentação, qdo a proposta do batom não é essa. Arrasou nos exemplos, fia! Bjossss

Thais Corrêa disse...

Concordo com voce!
Tudo depende da ocasião!
Mas adorei a forma que voce explicou! Fácil e bem detalhado!

http://achadosdathais.blogspot.com
@achadosdathais

Naty Figueirêdo disse...

Adorei as resenhas, juro que não sabia da metade!
Ahazou.. Sem contar que as cores são lindas! Amei..

Beijos .. Beijos
natyfigueiredo.com

Raquel disse...

Perfeito seu post! Resumiu tudo de uma forma clara e verdadeira.

Bjocas!

www.lilacquel.blogspot.com

juliana g. disse...

Amei o post!!! =D
Acho que todo mundo tinha que dar uma lida nele antes de comprar um MAC.

Menina, o ever hip ficou super diferente em mim!

Beijocas

Simone Souza disse...

Adorei a explicação, difere de tudo que eu já li e explica muito bem! Compartilhado no Facebook!
Tenho só uma dúvida: como você aplica o Matte? Eu tenho um e toda vez eu passo, tiro na mesma hora, não fica bem de jeito nenhum!

Bjs