Você sabe que demaquilantes usar?

Tão importante quanto se montar na produção, é retirar toda a maquiagem ao final do dia. Ao contrário do que muita gente pensa, se maquiar não faz mal para a pele. A agressão acontece quando você vai dormir de make, impedindo sua pele de respirar. Não limpar o rosto corretamente pode provocar desde irritações na pele e nos olhos, até processos cumulativos que culminam em problemas como acne e envelhecimento precoce.

Se engana quem pensa que é só tomar um banho ou lavar o rosto que o problema estará resolvido. Hoje, muitos dos produtos que utilizamos tem uma proposta de “longa duração” ou são à prova d’água. Água e sabão sozinhos não dão conta do recado. Para eliminar todos os resíduos, você precisará lançar mão das ferramentas certas.




Existem muitos bons produtos no mercado, com diferentes indicações, para diferentes tipos de pele. E cada mulher pode ter seu ritual. O que importa é saber como escolher o seu. Qualquer que seja sua escolha, é bom ter em mente que demaquilar-se demanda paciência. Mas o esforço vale à pena.


Demaquilantes para os olhos

As pálpebras possuem uma pele extremamente sensível à qualquer tipo de agressão (do tipo ficar esfregando para tirar aquela máscara que mais parece uma super cola). E esta é justamente a região onde aplicamos mais cor, o que a torna a mais difícil de deixar limpinha. O ideal é usar produtos bi-fásicos específicos. Eles retiram toda a make sem agredir a pele sensível da região, irritar os olhos e ainda, de quebra, concedem um pouco de hidratação. Não se esqueça de limpar também a linha d’água quando usar lápis de olho. Um contonete embebido no demaquilante ajuda a alcançar os cantinhos. O produto mais famoso da categoria é o Bi-fácil da Lâncome, que é imbatível para retirar máscaras teimosas. Outras boas alternativas sãos os bifásicos da Mary Kay e Make B. do Boticário. Mas existem muitas opções no mercado.



Existem cremosas para os olhos, como a da Avon. Na minha opinião elas não são eficientes como as bifásicas. Outro reclamação comum sobre esta versão é a de que deixam a visão embaçada por alguns minutos. Já aconteceu comigo e detesto a sensação de ter creme dentro dos olhos.

Outra dica interessante, especialmente para as meninas que tem freqüentes irritações nos olhos como eu: após usar o demaquilante, procure lavar com shampoo Johnson’s. E isso não é só crendice não. Já conversei com meu oftalmologista e realmente é ótimo para retirar os últimos resquícios de impurezas e produtos que se prendem aos cílios, evitando assim alergias ou infecções. É hipoalergênico, tem o mesmo PH da lágrima e não arde nadinha. De quebra, ainda retira toda a oleosidade que fica na pálpebra. Mas atenção, o shampoo é um complemento. Não espere milagres dele.




Demaquilando a pele

Como eu já disse, não adianta: só sabonete não dá jeito no carão maquiado. Não adianta chorar, espernear, porque mulher tem mesmo que dedicar um tempinho para cuidar da pele. O ideal é você usar um produto específico, depois lavar com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e finalizar com o hidrante ou creme de tratamento indicado pelo seu dermatologista. Isso é o ideal, ok? Se rolar uma preguiça, pelo menos demaquilar, ok?!

As mulheres de pele seca devem preferir os leitosos. Eles devem ser espalhados por todo rosto em movimentos circulares e depois retirados com a ajuda de algodão ou toalhinha bem macia. Isso até que não sobre nenhum resíduo. Pode-se depois enxaguar com água corrente ou borrifar água termal. Boas opções são o Toleriane da La Roche Posay e o Purete Thermale Leite Demaquilante da Vichy (que também são ótimas opções para pele sensível). Ah, e quem tem pele seca pode usar até o mesmo demaquilante bifásico que usa na área dos olhos.



Já as meninas de pele mista ou oleosa devem preferir os demaquilantes líquidos e específicos, com composições livres de óleo e que contenham ingredientes sebo-reguladores, como o Effaclar La Roche. As soluções micelares com água termal também são bem eficientes, destacando-se novamente aqui as da La Roche e Vichy, além da cobiçadíssima Créaline H2O da Bioderma. Basta aplicar no algodão e passar no rosto, repetindo o processo até sentir a pele completamente limpa. Como eu disse antes, lavar com sabonete específico é sempre recomendado, mas se rolar uma preguicite pode parar por aí.





E por falar em preguiça, no mercado já estão disponíveis inúmeras marcas de lenços demaquilantes. Alguns são bem eficientes! E são perfeitos para os dias em que falta disposição. Então acabou a desculpa, hem gata? Já mostrei aqui os da Óceane Femme, mas muitas marcas oferecem boas opções.






Só para ressaltar, as indicações de produtos que fiz aqui são baseadas na minha experiência pessoal, mas não significa que são as melhores, nem as únicas opções. São produtos excelentes, de laboratórios sérios, mas existem diversas opções no mercado. Na dúvida, nada melhor do que consultar um bom dermatologista, ok?

Então, espanta a preguiça, e mande embora o panda matinal e a pele irritada. Afinal, no dia seguinte, você quer estar com a "cútis" linda para começar tudo de novo, não quer?!

Bjos

8 comentários:

Karina disse...

Talarico eu amo a do boticário...só ela tira as mascaras chatinhas a prova d'agua da maybelline...beijos

Anônimo disse...

Oi Vanessa
Adorei as dicas
Bjokas

Bia Possani disse...

Gostei da dica de usar o shampoo Johnson’s *---*

Beijos!

Monike disse...

uso e recomendo da la roche

http://cha-com-cupcakes.blogspot.com

Bjs

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Van, como foi tudooooooooooo, já está se acostumou rsrsrsrs??Va, eu uso Bi fácil, Bioderma, effaclar e lencinhos, para mim são os melhores e tenho o shampoo J no banheiro para retirar o Colossal hahahah, bjs, Va.

Ale Lima vai Casar ! disse...

Quero testar o da Mary Kay..Tenho um da Avon que sempre entra nos meus olhos rs..
N'ao gosto dele...
Vou tentar o da MK !

Bjs

Ale Lima

Mariana Portella disse...

Eu adoroo o sabonete liquido da johnson's p tirar a make dos olhos, e quando ele não resolve como por exemplo com as mascaras a prova d'agua uso o oleo da mesma marca antes. E p rosto uso o da neutrogena e adoroo. ele nao deixa minha pele oleosa e é bem barato. mas qndo estou com pressa uso os lenços da asepxia, que são praticos e ótimos.

beijão

Antonia disse...

Vanessa, eu uso o óleo da Johssons e gosto muito!
beijoss
Antonia