As grandes marcas e suas coleções limitadas

Basta um spoiler no site da marca, fotos inéditas se espalhando por blogs e caixas de e-mails, seguidos por enlouquecidos twitts e links nas redes sociais. Está lançada a nova caça ao tesouro. Ou melhor, à coleção de edição limitada. As grandes empresas de cosméticos lançam incansavelmente itens que se tornam rapidamente objetos de desejo das mulheres. E até marcas mais acessíveis no Brasil também o fazem, como é o caso do Boticário e da Avon. E que atire a primeira pedra a apaixonada por maquiagem que nunca cobiçou aquela embalagem festiva ou temática!




Uma das empresas que mais investe neste nicho de consumidoras afoitas por novidades é a Mac. Difícil precisar quantas coleções foram lançadas nos últimos 12 meses com os mais variados temas. Algumas fizeram sucesso imediato como a Give Me Liberty of London, In The Groove, Venomous Villains e Wonder Woman. Mas mesmo as que não viraram hit absoluto nos blogs alcançaram bons resultados de venda.

As marcas gringas mais luxuosas também lançam coleções. As semanas de moda mais badaladas do mundo são o cenário perfeito para lançar tendências que nascem nos backstages e ganham as ruas em forma de sombras, esmaltes e batons. Chanel, Yves Saint Laurent e Givenchy são alguns bons exemplos.

Sou fã incondicional de bons produtos, e se eles vierem em uma embalagem chiquetoza de uma coleção bacana, melhor ainda. E justamente por isso não entendo a resistência que algumas meninas têm com as coleções. Em comentários no meu e em outros blogs já vi, li e ouvi de tudo. Desde das que acham tudo uma grande bobagem, até aquelas que ficam fulas da vida porque os itens se esgotam rapidamente e nem todas podem ter acesso a eles. Para as últimas eu quero dizer: essa é a idéia.

Coleções são limitadas por uma boa razão. Elas não são para que todos possam consumi-las. O objetivo é que se tornem itens de colecionador, usadas com todo o zelo e carinho por quem realmente é apaixonado por maquiagem. Funciona mais ou menos como os carros que também saem de fábrica com itens exclusivos e um número limitado para comercialização. Se mantidos originais, passados alguns anos, podem valer muito mais do que modelos semelhantes que não fizeram parte de edições especiais. As marcas que utilizam estas estratégias, não pretendem pulverizar seus produtos. Elas buscam um público bem definido.

E agora eu cheguei a um outro ponto... O fenômeno das vendas por e-bay e blogs especializados que conseguem os itens de maquiagem de coleções que já saíram das prateleiras e os vendem por preços bem mais altos. Meninas, a lógica é mesmo daquela que acabei de falar sobre carros. E ainda tem a regra máxima da economia capitalista: a lei da oferta e procura. Quanto mais gente deseja um produto ao passo que há cada vez menos disponibilidade dele no mercado, maior será ser valor comercial. E quem está disposto a pagar por isso, realmente dá valor naquilo que está levando para casa.

Outro dia, num bate-papo que tive com a Lilá, do Tudo Coisa Minha (que oferece muuuitos destes produtos de edição limitada), percebi que muitas consumidoras de maquiagem ainda não entenderam realmente a grande sacada das coleções. Lilá me contava como é difícil encontrar estes produtos para trazê-los para o TCM. É preciso muita dedicação, procura, negociação e, claro,dinheiro. Ainda mais para obter produtos realmente originais, diretamente do fabricante, porque depois que uma coleção sai de circulação pipocam falsificações na internet. Algumas são grosseiras e fáceis de identificar. Outras nem tanto. E por isso é tão importante conhecer de quem se compra. Depois dessa conversa, fiquei pensando que realmente estes produtos tem um valor especial. E que merecem um cantinho igualmente diferenciado nas minhas gavetinhas de make. E acho que todas nós devíamos pensar assim.

Então, todas as vezes que se depararem com coleções novas ou produtos de coleções passadas, pensem com carinho e dêem o devido valor à ele, ok?!

Bjos

Atualização (28/02/2012): Não mais participo do TCM/Tudo Coisa Minha.

12 comentários:

Monike disse...

Tem dois novos SORTEIOS rolando no Blog Chá com Cupcakes.

Dessa vez é uma BLUSA de CUPCAKE e um estiloso anel de caveira.

É só ler as regrinhas de cada sorteio para participar.

http://cha-com-cupcakes.blogspot.com/

Bjs

Cafofo da Fran ઇઉ disse...

É verdade Vanessa
Bjokas

Conceição Cosme disse...

Essas coleções de edição limitada é pra deixar a gente maluca mesmo! Pura maldade!!!kkk

Bjos e bom feriado!


http://www.toutelesdames.com

Polly disse...

A que eu acho mais linda é a Venomous Villains da MAC!!=)
beijos

Mariana Portella disse...

fico desesperada com essas coleções limitadas!! p quem mora fora é ótimo comprar, mas aqui no brasil essas coleções da MAC por exemplo ou nunca chegam ou quando chegam os preços são altíssimos. P comprar no TUDO COISA MINHA é só pedir e pagar que ela manda p voce, ou tem que se cadastrar em algo e tals?? sempre fico em duvida de como comprar la.

beijão

Carla disse...

É verdade Talarico, essas edições limitada nos ensinam a dar mais valor ao produto.

Beijinhos

Simone :-) disse...

Adorei o post! Mas, apesar de virar item de colecionador e com o passar do tempo valorizar o seu preço, inevitavelmente, eu compro para usar... rsrsrs! Mas, deve ter um monte de gente que compra para especular mesmo! Bjs!

Ana Lu Fragoso - Oxente Menina disse...

Excelente post, Talarico! Claro que existe um propósito das marcas ao fazer uma coleção limitada, pois sabem que o inacessível (não necessariamente de preço, mas de disponibilidade mesmo), vai gerar o desejo na mulherada.
Tomando com exemplo o próprio TCM, lembro quando Lilá postou há algumas semanas o Gladiola, da MAC, e as alokas endoidaram, pq sabiam q a cor não estava mais disponível em lugar nenhum.
Vamos valorizar os produtos maravilhosos que a gente consegue comprar!

Antonia disse...

Vanessa, concordo, é exatamente essa a idéia das marcas, e funciona como qualquer outro mercado oras, a escassez aumenta o valor do produto. Só a Mac que acho que tem exagerado, nao da nem pra acompanhar, é uma coleção a cada dia. Mas tbm é essa a idéia acho, eles estao em destaque na midia o tempo todo, sempre Mac é o assunto neh. Mas me encheu um pouco, apesar de compreender a ideia (o que nao significa que nao continuo comprando ahahahah).
Beijoss
Antonia

Vanessa - Anyway... disse...

Oi Mariana!
Para comprar no TCM você precisa primeiro mandar um e-mail para a Lilá ( lila@tudocoisaminha.com.br ), esperar que ela te responda e te aceite como uma aloka. Não é nada muito complicado, mas eu diria para vocâ navegar um pouco pelo site, ler o post "Sobre o TCM" ( http://tudocoisaminha.com.br/2011/04/sobre-o-tcm/). A dinâmica do site é esta de todo mundo procurar se conhecer, fazer amizades e ter acesso a ótimos produtos. Os pagamentos são feitos via depósito bancário e atualmente os produtos são enviados na pronta entrega via PAC ou Sedex. Quando demora mais, já aparece no post que oferece o produto, e a aloka decide se quer reservar mesmo assim. Navega por lá! Vale muuuuito à pena.
Bjos

Mariana Portella disse...

Vanessa, te agradeço muito e com certeza vou virar uma aloka também, aushauhsuahs

beijão

Vanessa - Anyway... disse...

Antonia, também acho que a Mac poderia espaçar um pouco mais o lançamento das coleções. Mas acredito que esta estratégia de lançar uma após a outra é muito bem pensada. Além do marketing, e de estar nos blogs todos os dias, eles abrangem um número maior de consumidoras com expectativas diferentes.
Bjão