Preparando a pele: faça a maquiagem durar mais

Um dos maiores segredos de uma maquiagem de longa duração se esconde muito antes da primeira pincelada: é a preparação da pele. Em um país tropical, com verão de temperaturas escaldantes e prevalência de peles mistas e oleosas, as etapas que precedem a maquiagem são determinantes na sua durabilidade.




Limpe
 O primeiro passo é deixar sua pele limpa. Lave o rosto com um sabonete neutro e específico para seu tipo de pele. Além de remover as impurezas que podem entupir os poros, essa etapa irá eliminar qualquer resquício de oleosidade que poderia interferir na textura dos produtos que serão aplicados, como bases e corretivos.






Tonifique
Usar um bom tonificante e/ou adstringente fecha os poros e garante a pele livre de óleo por um período maior. E quem já ouviu falar da velha dica do gelo? Sim, passar gelo funciona e garante maior fixação, mas convenhamos, não é lá muito prático. Uma boa alternativa é borrifar água termal geladinha. O choque térmico contrai os poros e você ainda ganha um viço extra. É só esperar secar e passar para a próxima etapa.





Hidrate
Tipos diferentes de pele pedem cuidados específicos. Escolha o melhor hidratante para seu tipo de pele, mas jamais pule essa etapa, pois a maquiagem ressalta todo e qualquer ressecamento, mesmo que mínimo. E anotem aí: pele oleosa também precisa de hidratação. Deixe-a absorver o produto por alguns minutos antes de passar adiante.





Proteja-se do sol
Se for dia, você precisará de um bom protetor solar. E isso vale mesmo para datas em que vai ficar horas trancada no escritório. Opte sempre por produtos específicos para a face e adequados ao seu tipo de pele. E mais uma vez, aguarde um tempinho antes de começar a maquiagem.







E não se esqueça do primer...
Sua pele está prontinha para receber a base, mas se você lançar mão de um bom primer antes garantirá disfarce de poros e linhas de expressão, além de um aumento perceptível na durabilidade do seu make.





Essas etapas são meio caminho para um look perfeito! Então largue a preguiça de lado e mãos à obra. Encare essa rotina como qualquer outra, tais como escovar os dentes e pentear os cabelos. Sua pele agradece!



4 comentários:

Simone Souza disse...

Vanessa,
a sequência Filtro Solar + Primer + Base Líquida não fica com aspecto carregado?

Diariamente uso somente filtro solar + pó compacto para trabalhar. Fica bem leve.

Bjs
http://precisodissopraviver.blogspot.com
www.importbella.com
www.popissima.com.br

Vanessa - Anyway... disse...

Simone, usar ou não base diariamente é uma questão muito pessoal. Há quem não viva sem e há quem tenha uma pele sem muitas imperfeições e prefira deixar a cobertura para situações especiais. Eu, particularmente, acho uma boa base fundamental. O que vai determinar se vai ficar "carregado" ou não é o tipo de cobertura do produto escolhido. Isso pq o protetor e a primer não devem interferir negativamente na textura final da pele. Existem bases muito fluidas, com cobertura de média a baixa, que regularizam o tom de pele de uma forma muito natural e são perfeitas para o o dia-a-dia. Eu acho o resultado até mais natural do que o do pó, mas como disse, isso é muito pessoal. De qualquer forma, se você sempre chega à etapa do protetor solar, já garantiu todos os cuidados fundamentais para sua pele.

Bjos

Simone Souza disse...

Obrigada!!! Esclareceu muitas dúvidas!

Bjs

Lista Telefonica disse...

Olá Adorei seu blog. Muito interessante.Abraços.