Sombras Mac: Nehru x Carbon

Vamos começar esclarecendo uma coisa: não existe isso de "sombra preta é tudo igual". Não mesmo! E as diferenças não se resumem à pigmentação. Antes de se apressar no julgamento de um determinado produto, há de se avaliar textura, fixação, facilidade de aplicação, entre outros fatores de diferenciação.

Recentemente, me deparei com um comentário no qual uma leitora dizia não entender toda a fama da sombra Carbon da Mac, argumentando que era possível encontrar sombras nacionais mais “pretas”. Ela finalizou dizendo que, entre as opções Mac, preferia a Nehru, que seria muito mais pigmentada do que a primeira. Então, vi que era hora de falar dessas duas sombras, comparando-as, para tirar as dúvidas de quem pretende adquiri-las.

Em primeiro lugar, se estivermos à procura do preto mais preto, pura e simplesmente, é mesmo possível encontrar sombras baratinhas que superam a famosa da Mac. Um bom exemplo é a da marca Elke, que não custa nem R$10 (só não espere que algo tão barato te ofereça a mesma textura, acabamento e fixação de um Mac). Mas aí vem a grande questão: quem disse que a intenção da Carbon é ser pretíssima? Já pararam para pensar no nome da sombra?! A inspiração é o carbono e isso já diz tudo. O equívoco está na apresentação e descrição do produto por pessoas que talvez não tenham entendido corretamente a sua proposta e nem o porquê de ela ter se tornado referência para os top maquiadores. O que acontece é que um determinado texto pode gerar expectativas que nem sempre correspondem à realidade. Por conta disso,  muitas mulheres se decepcionaram com a suposta “falta de pigmentação” da Carbon. Então, que tal entendê-la melhor antes de abandonar sua preciosa sombra no funda da gaveta?

A Carbon é uma sombra de acabamento mate, ou seja, sem nenhum brilho e cor intensa. Uma das suas maiores qualidades é que ela é super macia e esfuma com muita facilidade. Exatamente por isso é perfeita na combinação com outras sombras e smokey eyes. Me arrisco a dizer que ao toque a Carbon é quase acetinada.

A da foto, é da edição Venomous Villains, mas essa é uma sombra da linha regular da Mac, que apenas foi “repromovida” na coleção que homenageou os vilões da Disney. 





É possível notar mesmo na pálpebra que mesmo sendo Matte, a Carbon é levemente acetinada. 



A Nehru tem um fundo azulado, que fica menos ou mais evidente dependendo da quantidade de produto usado e também da luz. Dizem ser a predileta da Kim Kardashian, que sempre arrasa no olhão mega esfumado. Assim como a Carbon, a Nehru também tem acabamento mate só que ela é  mais seca e opaca que a anterior, esfarela mais. Além disso, é ultra pigmentada. 






A Nehru é bem pigmentada e totalmente opaca.

Então a leitora estava certa? A Nehru é melhor que a Carbon? Não!!! Não é possível fazer esse tipo de comparação pois são sombras com acabamentos, aplicações e finalidades diferentes.

Assim como nos batons Mac, dois produtos que estão na mesma categoria de acabamento, podem ter texturas levemente diferentes. Por exemplo: o Ruby Woo é Matte tal qual o Russian Red, mas muito mais seco em contato com os lábios. Acontece exatamente o mesmo com o Carbon e a Nehru. A primeira é mais macia, espalha melhor e faz menos sujeira. Permite que o efeito esfumado aconteça mais facilmente. A segunda é mais dura, seca, esfarela mais e exige mais cuidado na aplicação, pois tende a “manchar” na pálpebra se não for espalhada de forma adequada. Também esfuma muito bem, mas exige mais habilidade de quem a está manipulando. 


Nehru x Carbon

É possível notar à esquerda que a Nehru é mais intensa e mais seca.

À esquerda, Nehru,; à direita, Carbon




As meninas que estão começando agora no mundo da maquiagem, tendem para o lado das sombras mais pigmentadas, supondo que elas são mais fáceis de trabalhar. Nesse caso, se comprova o engano. Quanto mais mate e intensa for a sombra, mais difícil será usá-la se você ainda não tem mãos hábeis para tanto. Então, se quer começar por apenas uma delas, sugiro a Carbon, que possibilita efeitos de profundidade e cor mais fáceis de serem trabalhados. Mas se você procura versatilidade e resultados diferentes e já é mais “treinada”, eu diria para ter as duas. 

Comprei ambas no Tudo Coisa Minha (não me lembro mais quanto paguei) e apesar de não estarem disponíveis agora, é possível que apareçam em breve, já que são presença constante por lá...


E para que não digam que não citei, as meninas que ainda assim não se cansam de buscar o “preto mais preto” podem optar pela Mac Typographic, que é Matte², ou seja, com cor super intensa. Mas esse já é assunto para outro post...

Então, pense bem antes de dizer novamente que tal produto te decepciona. Será que você entendeu mesmo sua proposta? O pulo do gato está na compreensão de que produtos diferentes geram efeitos distintos!

Atualização (28/02/2012): Não mais participo do TCM/Tudo Coisa Minha.

12 comentários:

Danielli Duarte disse...

Oi Vanessa :)
Ótima dica que você deu para nós iniciantes. Talvez seja mais difícil trabalhar com uma mais pigmentada mesmo. Mas, essas sombras são lindas de qualquer jeito!
beijo

http://euvouderimel.blogspot.com/

Regina Nakamura disse...

Oi, Van!
Super concordo com o que você falou: pigmentação não é sinônimo de qualidade, e eu prefiro as sombras mais acinzentadas do que as totalmente pretas para usar na pálpebra toda, acho que o efeito esfumado fica mais bonito. No mais, babei nessa Nehru! Não conhecia, achei o fundo azulado dela lindo!
Beijos!

Juliana Mello disse...

Amei o post!!! Mega Inspirado e bem escrito!!!! tah podendo hein!!!!
Eu, Juliana, devido às minhas limitadas habilidades iria mais na carbon, e na verdade tambem gostei mais do tom dela... embora tenha amado a pigmentação da Nehru.
agora vamos esperar pra ver o que vem na miha surpresinha sombra mac preta do TCM!!! hehehehe

Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina disse...

Fui uma dessas pessoas a comprar a Carbon mais pela fama do q pela proposta, e me decepcionei com ela. Ela é linda, mas não é o preto q eu esperava. Costumo compará-la a Perversion, da Urban Decay, a em termos de pigmentação e 'pretice' a da UD dá de 10 x 0. Agora tô babando na Nehru, viu...

Cibele Rezende disse...

Adorei a dica, amo sombra preta e quando for adquirir uma da Mac já sei qual vou comprar!!!

cibelerezende.blogspot.com

Bjinhus =)

Karina disse...

Essa eu tb pedi no tcm.... To esperando chegar, mas eu achava que era azul c acredita?

Ru disse...

Uhuuuulll! Super explicação quero ver alguém falar mal da Carbon agora!haha

Eu tenho um monte de sombras pretas, mas ainda cobiço a Carbon, um dia ela será minha, só minha, toooda minha! =).

Amei todas as dicas e concordo com cada palavra!

Beijos, lindona!

=***
Ru

Karine disse...

Querida Vanessa, obrigada por esclarecer esses detalhes. Realmente, muita gente não tem noção do que diz e o que você explicou aqui é de total relevância!

Antonia disse...

Vanessa, concordo, todo mundo reclama que a Carbon não ee pigmentada mas eu acho ótimo!
Beijos
Antonia
http://makesporciaobella.blogspot.com

Luciana Loureiro disse...

Tb comprei as duas lá... Mas eu achava que a Nehru era mais azulada.

De qq forma, preto é preto e as duas tem acabamentos totalmente diferentes... Otima comparação!

Bjs aloka
www.semrimelnaoda.blogspot.com

Raquel disse...

Post de utilidade publica! Muito esclarecedor.
Eu estou atrás da typografic, mas não encontrei no Free Shop na ultima viagem.

Bjocas!

www.lilacquel.blogspot.com

Luciana disse...

Estou desapegando da minha Nehru por R$35 mais o frete!!

Está praticamente nova!!! Usei umas 2 vezes!!!
Se alguém se interessar.. mande email para lucidsp@hotmail.com

Mando fotos da sombra pra conferir!!! =)