Kit básico de maquiagem (ou nem tão básico assim)

Vira e mexe tem gente nova chegando na blogosfera em busca de informações sobre produtos de maquiagem e cosméticos. Me lembro com perfeição do período no qual descobri esse mundo novo e de como isso mudou aos poucos minha vida. Assim como outras principiantes, procurei listas de produtos que fossem considerados “essenciais”. Na época, não havia muito material sobre o assunto. E mesmo tanto depois, muitas leitoras do blog me questionam sobre o tema, pois pouco encontram. Por isso resolvi montar um post com minhas sugestões para um kit de maquiagem com itens básicos.
Fato é que toda mulher praticamente já nasce tendo o básico do básico da maquiagem: aquele gloss ou batom, base ou pó, lápis preto, um kit com algumas cores de sombras.  Me responda: você se lembra da sua primeira maquiagem? Eu não, porque a gente cresce rodeada de produtos, nem que seja pelas maquiagens das nossas mães. No entanto, a partir do momento em que se inicia uma busca por mais informações, sempre bate aquela dúvida sobre o que é preciso ter para fazer uma make mais elaborada, que saia do "basicão". E é mais ou menos isso o que vou fazer agora.
Que fique claro que essa lista é uma sugestão baseada em minhas experiências e gostos pessoais, nada é lei. Aproveite o que gostar, jogue fora aquilo que discordar. Maquiagem é diversão, não um monte de regras. Aliás, detesto isso. E nem vou falar de marcas. O blog tem um arquivo com muitas resenhas de produtos interessantes, então, se bater a dúvida, é só consultar. Aqui, vou fazer uma listinha de um kit básico mas beeeem completo.






  • Primer: se você tem uma pele com poros mais abertos e algumas linhas de expressão, esse produto pode ser seu aliado. Ele dá uma boa mãozinha na hora de deixar a pele mais uniforme. Além disso, faz o  make durar mais. Mesmo que você seja uma daquelas sortudas de pele que mais parece um bumbum de neném e  não precise de correções, é interessante ter um produto que ajuda seu look a permanecer intacto por horas e horas.
  • Base: tenha pelo menos uma boa base, adequada ao seu tipo de pele. Se tem muitas imperfeições, busque as com maior cobertura. Se tem pele oleosa, as que tem acabamento mate. Se sua pele é seca, opte por produtos com efeito hidratante. Leve em consideração também o efeito que procura, se mais natural ou mais elaborado. Este é um item que merece muita atenção e que vale um bom investimento…
  • Corretivo: não conheço uma mulher que não tenha olheiras (mesmo que discretas). Afinal, quem nunca se assustou pela manhã ao se olhar no espelho após uma noite mal-dormida. E quando você se depara com aquela espinha que surge do nada? O corretivo é o melhor amigo de uma mulher. Os cremosos dão maior cobertura, mas tendem a marcar mais as linhas abaixo dos olhos. Já os líquidos são mais leves e acumulam bem menos. Escolha o que atende melhor às suas necessidades.
  • Pó finalizador: pode ser compacto ou solto. Matificante para peles oleosas, translúcido para efeitos mais naturais, e por aí vai... O importante é saber que o pó dá um acabamento aveludado à pele e fixa a base. Então, acho que todo mundo deve ter um para chamar de seu.
  • Iluminador: tá aí uma coisa que antes de ler sobre maquiagem eu nem sabia que existia. E juro que faz muita diferença esse toque final. No mercado há muitas opções: líquidos, cremosos, em pó, com fundo rosado, dourado, prateado, perolado... Podem ser usados no alto das maças e têmporas, abaixo das sobrancelhas e canto interno dos olhos, e também para iluminar o centro do rosto e pontos estratégicos como na testa, ponta do nariz, "v" da boca e queixo. Invista em um.
  • Pó bronzeador: você pode usar como blush para aquele ar de quem acabou de sair da praia, ou se já tiver um certo domínio, fazer contorno de rosto. Acho fundamental.
  • Blush: bochecha colorida é tuuuudo de lindo. Não aquela coisa caricata, mas ar de saúde. Básicos em diria que são os rosados e/ou pêssego, levando em consideração o tom da sua pele, a harmonização com o restante da make, etc... Se puder tenha vários, de acabamentos mate, ou com brilho, de diferentes tonalidades…
  • Lápis de olho: Eu acho básico ter um preto e um marrom. De preferência bem macios e de longa duração, pois estes são versáteis: podem ir na linha d’água ou delinear, podendo ainda acabar naquele esfumado bacana. Um bom lápis nude também é um ótimo trunfo para abrir o olhar. 
  • Primer para sombras: Não confunda esse com o primer para pele. Não, eles não são a mesma coisa e não rola de usar primer de pele para potencializar sombra. Pode até ajudar na fixação, mas não na cor. Coisas beeem diferentes. Não é indispensável, mas se você tem sombras que duram pouco e são pouco pigmentadas, um primer vai salvá-las do ostracismo.
  • Sombras: eu adoro variar as cores. Mas básico (para mim) é ter uma preta, pelos menos dois tons de marrom (um médio e outro mais escuro que passeiam super bem em produções neutras) e uma perolada clarinha para iluminar cantinhos e abaixo da sobrancelha. Podem ser mate ou com brilho, você escolhe. Entre as coloridas, gosto dos azuis, verdes, roxos e rosas. Acho que sempre rendem produções criativas.
  • Curvex: para mim é indispensável. Ele transforma qualquer cílio tímido, caidinho, em um cílio de diva em poucos segundos. Não meninas, não é instrumento de tortura e não custa tentar, vai…
  • Máscara para cílios: escolha a sua, e não saia de casa sem. As pretas são mais perceptíveis, e na minha opinião dão um efeito mais bonito. Mas pode ser marrom se quiser um aspecto mais natural, você é quem manda. Incolor para as sobrancelhas. E tenho dito.
  • Delineador: Sinônimo de glamour. Básico? Preto. Ponto final. As outras cores vem depois (e olha que são muitas, lindíssimas)… Ah, e tanto faz se é líquido, em gel, canetinha… O importante é ter um.
  • Batom e/ou gloss: vai de gosto. Eu amo batom e não me acerto com qualquer gloss. Mas acho imprescindível pelo menos um incolor que salva quando quero um efeito mais molhadinho por cima do batom. As mais novinhas ficam lindas de gloss.  Enfim, tem espaço para todos. Cores? Rosa, vermelho e cor de boca. Tô falando de básico, tá gente? Porque opções existem várias. Você escolhe as tonalidades que ficam bem em você.
  • Pincéis: pó, blush, sombra e de esfumar. Eu amo ter muitos, cada um com uma função, mas no mínimo você precisa desses quatro.
Então, se você está começando, espero que essa listinha tenha ajudado! Agora é arregaçar as mangas, escolher seus produtos e desfilar linda por aí! E "veteranas", deixem suas dicas nos comentários! Elas são sempre bem vindas!

7 comentários:

Juliana Mello disse...

Van, essa listinha basica na verdade eh bem grandinha, mas completamente indispensável!!!!
Menina, vc nao sabe como esses dias eu me assustei qdo uma amiga minha me disse que tinha 1 pó, acabou o corretivo e ela soh usava base qdo ia em casamentos!!! ahauahuaha
e sombra ela tinha 1 kit que ela passava com o dedo!!!!
(td isso ou soh isso comprado há uns 2 anos qdo ela foi pros eua!!!!)
o que fizemos???? um apanhadào aki das minhas coisas e de mais uma amiga e demos pra ela....
dai surgiu outro problema, ela disse que nao sabia se maquiar.... como uma pessoa de 27 anos, não sabe se maquiar!!!????!!!
mais que depressa, fiz uma listinha com todos os blogs amigos e..... falei pra ela entrar tds os dias pra aprender!!!!!!
:)

Vanessa - Anyway... disse...

Jú, tomara que você tenha indicado o Anyway pra ela, rs.
Mas brincadeiras à parte, eu tenho muitas amigas que não sabe, mulheres de 30,35 anos, e que nem base tem. Te juro. Ainda bem que isso vem mudando, e que muitas já começam a buscar mais informações. Essa listinha é um básico pra quem quer uma make mais elaborada, mais bacana.
Bjs

سشةةغش disse...

Oi Linda! Passei por aqui e gostei do seu bloguinho. Já estou te seguindo e ficarei muito feliz se me seguir também. Um grande abraço e otimo final de semana para você. Sammya

Erica Souza disse...

Adorei o post!! Super hiper útil!!!

Anônimo disse...

Ótima sua listinha básica ... realmente são os itens de "primeira necessidade" no make. UAHAUHUAHUA :~

;*

@viihrs
@SubindoNoSalto
subindonosalto.com

Gabi Soares disse...

Adooorei as suas dicas, super úteis.

Está rolando um super sorteio de um kit maravilhoso da Victoria Secrets lá no blog.. não deixe de participar.
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Raquel disse...

Adorei a lista. Muito bem explicada e bem feita. Parabéns.
Quem não tem o hábito de se maquiar pode achar a lista enorme, mas para uma make bem feita, esses produtinhos são essenciais.

Bjocas!

www.lilacquel.blogspot.com