Lábios ressecados? É hora de hidratar

Lábios ressecados são incômodos e esteticamente horripilantes. As pelinhas ressaltadas, especialmente se sob um batom, são um desastre no look de uma mulher. E ainda há de se levar em consideração a dor que eventuais rachaduras podem causar. Não dar bola pra a hidratação dos lábios pode levar a um verdadeiro estado de calamidade. 





No inverno, vários fatores contribuem para o ressecamento labial. As baixas temperaturas, o vento, a umidade baixa no ar. Acreditem, pesquisas indicam que a pele sensível dos lábios perde água dez vezes mais rápido do que o restante do nosso corpo. Isso porque não há glândulas sebáceas e outros recursos de reconstrução celular e por isso a degeneração do tecido é bem mais rápida.  Não há ser humano que nunca tenha passado pela desagradável sensação de um lábio rachado. 

Mas sem desespero, pois dicas simples e baratas ajudar a prevenir e até mesmo tratar o problema.
  • Beba água, muita água, seja verão ou inverno. Nunca se esqueça que nosso organismo se hidrata também de dentro pra fora. 
  • Cuide da sua alimentação. Uma dieta pobre em vitaminas do complexo B, ferro e ácidos graxos pode causar ressecamento, descamação e até rachaduras. 
  • Nunca morda os lábios ou passe a língua na tentativa de umidificá-los. A saliva contém sais e enzimas que aceleram ainda mais desidratação. 
  • Descarte a possibilidade de uma alergia a batons, ou determinados ingredientes contidos em algumas marcas. Alguns de longa duração, por exemplo, tem em sua fórmula componentes que aceleram o ressecamento. Dermatites de contato também provocam irritação e ferimentos na boca. Procure um médico em caso de dúvidas. 
  • Não se esqueça da proteção solar para os lábios, mesmo no inverno. Alguns balms e batons tem FPS, opte sempre por eles.
  • Hidrade os lábios pelo menos duas vezes ao dia com produtos específicos como lip balms. Usar um bom batom hidratante também pode ajudar. 
  • Faça uma exfoliação pelo menos três vezes por semana. É possível encontrar produtos específicos para essa finalidade, mas você pode usar receitas caseiras de mel e açucar, ou ainda usar cotonetes úmidos, escova de dentes e até mesmo a toalha. 

E aí vem a pergunta: qual o melhor lip balm do mercado? É uma reposta complicada de se dar, pois cada um tem seu predileto. Como acho bacana compartilhar as experiências, vou colocar aqui os que estão sempre comigo.

O Carmex é bem potente e gosto de usá-lo em dias em que o ressecamento está mais acentuado. Ele é refrescante, e parece hidratar imediatamente. O único defeito é que acho muito "melado" para passar batom por cima. Acabo usando sozinho, especialmente em casa. 








No dia-a-dia, não abro mão do Chapstick Moisturizer, que é hidratante, mas parece mais uma "cerinha", quase sem cheiro ou sabor, e ainda tem FPS15. Aplico em pequena quantidade antes do batom. 




Já usei o Ceralip da La Roche, que faz muito sucesso por aí, mas sinceramente não vi nada demais. É caro e não faz nada que os outros mais baratos não façam.

Mas para lábios ultra ressecados, para mim, só uma solução: Bepantol, a famosa pomada para bumbum de neném que tem mil e uma utilidades. Eu uso à noite, aplicando uma camada generosa. Sim, não é nada inspirador: você vai ficar com a boca toda branca e até se acostumar com o cheiro e o gosto pode estranhar um pouco. Pela manhã, ao escovar os dentes ou tomando banho, vou retirando a pomada com os próprios dedos, fazendo uma fricção suave. Também uso a toalha pra esfoliar, mas cuidado para não "esfregar" demais e acabar se machucando. Garanto que após estes passos, os lábios são outros. 

Na foto abaixo, vocês vêem primeiro os lábios no fim do dia, ressecados e até com uma pequena rachadura. Então, a camada de Bepantol espanta namorado/marido. E por fim, os lábios na manhã seguinte. Cadê as pelinhas que estavam se soltando no lábio superior? Cadê a rachadura do lábio inferior? Sumiraaaammm.  


Então não se esqueçam: lábio bonito precisa de cuidado contínuo!

Bjos

3 comentários:

Antonia - makesporciaobella.blogspot.com disse...

Vanessa, bepantol é ótimo mesmo! A única coisa melhor pra mim é uma marca americana que chama Blistex.
Beijosss
Antonia

Munique disse...

Oi Vanessa! Uso Bepantol que coloco numa embalagem de gloss, pra mim não tem nada melhor!! E olha que uso Roacutan que resseca horrores a pele e mucosas, então os lábios são os que mais sofrem.
Bju

Mari Barros e Mari Gabriel disse...

Já ouviu falar no Kit Lábios de Seda da Mary Kay?!?!? É tuuudo de bom... 1ºpasso: esfoliar > 2ºpasso: hidratar com o balm!!!! Muuiito legal e super funciona! Parabéns pelo novo visual do blog, está lindo de morrer. Bjo