Todo mundo que gosta muuuito de make logo descobre que qualquer espaço é pequeno para tanta paixão. E acaba frente a uma questão: como organizar tanta coisa de forma a facilitar o uso? É, porque além de guardar, é preciso pensar na "funcionalidade". Eu, por exemplo, gosto de ter as coisas bem à mão, caso contrário acabo não usando.
Como a maioria de vocês, no início minhas makes cabiam em uma discreta necessaire. Mais tarde comprei uma daquelas multibox, muito usadas por dentistas. Elas parecem uma caixa de ferramentas, só que branquinhas. Era prático porque levava para qualquer lugar. Mas a coleção foi crescendo, crescendo e eu tive que improvisar um cantinho da maquiagem.
E por aqui a coisa ainda anda no improviso. Adoraria ter um penteadeira linda, com um espelho enorme, bastante iluminação e talz. Mas não tenho espaço ainda. Até o fim deste ano quero reformar minha casa e claro que no projeto já está meu lugarzinho.
Por enquanto, me arrumo no meu quarto, na cabeceira da minha cama, que é larga e proporciona apoio para os organizadores de acrílico. É bom lembrar que banheiro nunca é um bom lugar, viu meninas? A umidade pode estragá-las e diminuir a vida útil. Então, o melhor é ter um lugar bem arejado para armazenar suas preciosidades. Por aqui coisa toda fica mais ou menos assim:
Vocês podem perceber que atrás, à esquerda, tem uma janela. É ótimo para dar luminosidade e arejar as makes, mas não bate sol diretamente naquele cantinho, o que é muito importante.
Eu peguei o hábito de me maquiar apenas com o espelhinho que é daqueles com o espelho normal e o de aumento. É tanto, que quando viajo, tenho dificuldade com espelhos grandes. Gosto muito da proximidade e riqueza de detalhes que o menor proporciona. Mas é claro que quando eu tiver a minha penteadeira vou ter os dois, que eu não sou boba nem nada.
Os pincéis ficam todos à mão, dentro de copos de acrílico que comprei nas Lojas Americanas. Baratinho e prático. Como são muito levinhos, coloquei no fundo algumas bolinhas de gude, para pesar e não ficar virando. Elas não arranham os cabos dos pincéis e cumprem bem o papel a que se propõe. Em um copo ficam os pincéis para a pele, como os duo fibers, pincéis para pó, base, corretivo e blush. Em outros, os que uso para os olhos. Sim, assim eles pegam mais poeira do que se estivessem em um recipiente fechado, mas isso facilita infinitamente o uso. O truque é manter a higienização sempre em dia, com lavagens frequentes e também limpeza quase que diária com produto específico. Mas juro que de manhã, na pressa, vale à pena facilitar a vida.


No primeiro organizador reúno as bases e corretivos sempre na parte superior, aberta e portanto mais fácil de alcançar. Nas gavetas delineadores, algumas paletinhas de sombras, lápis jumbos e esponjinhas diversas. Alguns lápis de olho e boca ficam lá atrás, nas partes mais profundas. Vocês devem ter percebido que os meus batons Mac se mantém todos nas caixas né? Incluindo os de coleções limitadas que estão lá atrás, e que tem embalagens tão fofas que não dá para desfazer. Mas o real motivo das caixinhas também está ligado à funcionalidade. Acho mais fácil localizar as cores assim, pois os nomes ficam voltados para cima e posso escolher rapidamente o que usar sem ter que pegar e procurar um por um. Assim, passo o olhos, e já localizo o escolhido da vez. Cada hora um, sem preguiça.


No segundo organizador mais batons, blushes, máscaras, pós, primers, balms, sombras unitárias, iluminadores e mais algumas coisinhas. Daí nem tudo tem muita lógica. Eu simplesmente sei onde as coisas ficam e consigo pegá-las com agilidade. Tá aí outra coisa: não mudo nada de lugar, que aí sei exatamente onde estará quando eu precisar.
O último organizador é de plástico, com várias gavetinhas e o que possui menos lógica ainda. Tem um bocado de sombras unitárias, duos, acessórios, esponjas, corretivos que uso pouco, glosses... Em cima, um de acrílico que, como sempre, tem coisas que uso muito como o pó Zeste de Soie que é perfeito (ainda vou falar dele) e o Delice de Poudre bronzeador, ambos da Bourjois.
Se repararam, ainda tem a paletona da Manly que fica por ali dando sopa. Enfim, tudo sempre à mão e super fácil de usar, que para mim é o mais importante.
Espero que tenham gostado e torço para que até o fim do ano a reforma aqui em casa tenha saído e aí sim vou ter um catinho menos improvisado e mais digno para mostrar para vocês, hehehe.
Bjokas.