Existem várias razões: você pode não ter ainda a habilidade e o treino necessários na execução ou não ter os materiais (cores, marcas, pincéis, etc). Mas antes de sair por aí com a auto-estima baixa, achando que “não dá conta” dessa coisa de maquiagem, você precisa pensar que de repente, a grande razão é o formato do seu olho. É que uma make nunca ficará igual em pessoas diferentes, com olhos não só de cores, mas de shapes completamente distintos.
Não sei se assitem a série House… Eu assisto e quem já viu vai concordar com o que direi. Pois então, sou louca com o olho delineado da Olivia Wilde, a Dra. Thirteen. Mas, helloooooo, eu não tenho aqueles olhos liiiindos, bem estilo gatinho natural. Nunca vai ficar igual. Olha se num é perfeito:
OLHOS FUNDOS
Então, já vai a primeira dica. Se você tem o olho com o formato parecido com o da Olívia – puxadinho, olhar fatal, pálpebra móvel funda – sua aposta é o delineador, seeeempre. É que a sombra só vai aparecer bem quando você fechar os olhos ou se bem esfumada acima do côncavo. Já o delineador vai te dar um ar atraente e chamar, para um ar mais misterioso? E não se esqueça de estar sempre com as sobrancelhas em dia (acreditem, faz diferença). Vale sempre o truque das sombras iluminadoras, para abrir o olhar! Aprenda a usar o que você tem de melhor! Quer a prova?! Manja que linda Keira Knightley:
OLHOS CAÍDOS
A primeira coisa é tirar a atenção da parte inferior dos seus olhos e levá-la para sua pálpebra superior. Então, capriche na máscara, especialmente as alongadoras, para dar aquele "up" no olhar. Esfume a sombra em formato amendoado, subindo pela pálpebra e côncavo. Um bom delineado também é seu amigo, seja bem definido ou esfumadinho. Embaixo, se quiser um olhar mais dramático, esfume só no cantinho externo, em formato ascendente. A Angélica é um belo exemplo:
OLHOS PEQUENOS
Se seus olhos são pequeninos, não tem desespero. Mesmo porque isso lha dá um charme todo especial, não é? A tática número um é abusa dos lápis champagne ou branco na linha d’água inferior. É garantido que abre o olhar. Esfume bem as sombras tanto na pálpebra superior quanto na inferior. E para finalizar, muuuita máscara! A Fernanda Lima te ensina como:
OLHOS PRÓXIMOS
Já se seus são bem juntinhos, você deve destacar a parte externa. Aplique a sombra mais escura nessa área, e delineie apenas da metade do olho para fora, esfumando na mesma região a pálpebra inferior. Dê uma puxadinha na sombra para fora, amendoando o canto externo ou mesmo fazendo um efeito gatinho mais acentuado. No côncavo, siga a mesma linha de raciocínio, atenuando conforme caminha rumo à parte interna do seu olho. Pode apostar nos postiços que tem cílios maiores na parte externa. Olha só a belíssima Mariana Ximenes:
Existem muitos outros formatos. Tentei colocar aqui aqueles que são mais comuns e que acabam provocando mais dúvidas. Portanto, se alguém aí não encontrou o seu, dá o grito que a gente dá um jeito, nem que seja fazendo outro post, ok. Pode também me mandar um e-mail ou deixar sua pergunta nos comentários.