Mais cinza: tutorial prata e grafite

A sabedoria popular já dizia: o combinado não sai caro. Quando fiz resenha da paleta Smokey Eyes da Nyx, prometi um tutorial usando suas sombras. E hoje ela chegou. Optei por uma maquiagem elegante em tons de prata e grafite.




No post anterior citei a coleção primavera 2011 da Dior, a Gris Montaigne. Os itens de maquiagem e esmaltes de edição limitada, em tons de cinza e rosa, foram baseados na primeira loja da grife, que fica na Avenue Montaigne, em Paris. A inspiração deste tutorial veio da campanha publicitária desta coleção:




Então, mãos à obra:





1. Com a pálpebra já preparada com primer, faço um traço em direção à sobrancelha, parando na altura no côncavo. Feita a marcação, preencho o “V” externo no olho.
Obs: a inclinação no traço depende do seu formato de olho e também do efeito que deseja. Tome por base a linha dos cílios inferiores, dando continuidade à ela, e lembre-se que quanto mais inclinado para fora, mais o efeito final será “puxadinho” .




2. Esfumo bem o lápis com um pincel de cerdas sintéticas (você pode usar os dedos também). Puxo a cor para o centro do olho, tomando cuidado para que a cor se concentre mais no canto externo. Isso é importante, pois como usarei tons muito próximos, a base um pouco mais escura propiciará um efeito de maior profundidade do olhar.



3. Ilumino o canto interno do olho com sombra perolada bem brilhante, puxando suavemente a cor para o primeiro terço da pálpebra móvel.



4. Em toda a pálpebra móvel, aplico um tom de cinza escuro com fundo malva.




5. Uso um pincel tipo lápis para marcar bem o “V” externo com um tom de grafite escuro. Sigo a marcação feita com o lápis e puxo para o côncavo.



6. Com um pincel de esfumar, pego um pouco da mesma sombra que usei na pálpebra móvel para esfumar o côncavo e fazer uma transição entre os dois tons.
Obs: Após esfumar, se sentir necessidade, reforce novamente o canto externo com o tom mais escuro. Não tenha pressa nessa etapa, vá esfumando e reforçando as cores até alcançar o efeito desejado.




7. Aplico uma segunda sombra perolada para iluminar o arco abaixo da sobrancelha. Optei por uma menos pigmentada e com brilhos mais sutis, já que todas as sombras usadas nessa make são cintilantes.




8. Contorno as linhas d’água inferior e superior com lápis preto. Também borro a base dos cílios inferiores do canto externo até a metade do olho. Com um contonete esfumo e retiro o excesso do lápis.




9. Aplico o tom grafite sobre o lápis na base dos cílios, também só até a metade do olho.
Obs: É importante conectar essa sombra com a pálpebra superior, puxando para cima e seguindo o formato já definido.




10. Faço um traço bem fino usando delineador em gel e pincel chanfrado.



11. Uso os mesmo pincel e sombra do passo 9 e aplico sobre o delineado, do centro até o canto externo. Limpo o pincel, e pego um pouco de pigmento prata, aplicando agora do canto interno até o centro.
Obs:Para facilitar a aderência do pigmento, você pode molhar a pontinha do pincel.



12. Faço o mesmo traço prateado até a metade dos cílios inferiores. O toque prateado é o pulo do gato nesse look.



Depois é só corrigir as sobrancelhas, usar sua máscara de cílios preferida e...










Produtos usados:


Base Mat Lumiére, Chanel
Corretivo Select Cover Up, Mac
Délice de Poudre Bronzante, Bourjois
Primer Potion, Urban Decay
Jumbo Pencil Dark Brown, Nyx
Paleta Smokey Eyes, Nyx
Pigmento Ultra Pearl Silver, Nyx
Delineador em gel Fluidline Blacktrack, Mac
Máscara para cílios Pulse Perfection, Maybelline
Batons Nude London e Rosa Chiclete, Yes! Cosmetics


Plano Perfeito: abusar do cinza

Cores neutras são básicas, elegantes,  diria até, necessárias. E no inverno, o cinza é um desses tons que ganha passarelas e também as ruas.  Pessoalmente, não sou do tipo que segue todas as tendências de moda. Não uso o que não gosto, mesmo que o mundo todo esteja dizendo que é lindo, que é fashion ou qualquer outro argumento. Estar na moda pra mim, é antes de tudo estar feliz com o que uso.

Mas coisa boa mesmo é quando uma moda traz algo que você sempre gostou. É o caso dos esmaltes cinza e todas as nuances. Adoro a cor, tenho várias peças de roupa no tom, sempre gostei de makes com grafite, cinza e prata. Acessórios? Os tenho de monte. Então, era questão de tempo para esmaltes assim me conquistarem. 

Já disse aqui, mas é bom lembrar, que sempre fui adepta dos tons de rosa, nude e vermelho para as unhas. Só que de uns tempos pra cá tenho ousado mais. Ou pelo menos tentado.  E eis que um dia me deparo na net com esta foto do Dior Vernis Griss Montaigne 707:



Pronto, eu tinha uma nova obsessão: esmalte cinza . Comecei pelo Arranha-Céu, que mostrei aqui há poucos dias. Bem mais escuro que o da Dior, lindíssimo, mas decepcionante do quesito durabilidade. Não me dei por vencida e procurei um novo cinza para chamar de meu. E encontrei:



O Plano Perfeito faz parte da coleção Espelho, Espelho Meu, da Colorama. A embalagem diz que ele é perolado mas os brilhos são tão discretos ele mais parece um cremoso. O tom de cinza é belíssimo, médio, bem frio. Dependendo da luz, dá uma impressão de fundo arroxeado.



Apenas duas camadas foram suficientes para uma cobertura completa. Ele limpa super fácil e seca rapidamente. Mas a melhor notícia é que ele está nas minhas mãos desde sábado, intacto.  Eu passei extra-brilho na terça-feira, já que ele estava meio blasé. Mesmo assim, considerando que digito mais de 10 horas por dia, é uma duração incrível. 


Passei a semana sendo perguntada por outras mulheres sobre a cor do meu esmalte. E acho que este é um bom termômetro, não é? 

Alguém aí indica outro cinza tão ou mais lindo que esse?


Review: Paleta Naked Urban Decay (Absoluta)

Believe de hype! É a primeira coisa que tenho a dizer sobre a Naked Pallete da Urban Decay. Todo esse frisson em torno de uma paleta de sombras não podia ser em vão. Há um ano, quando foi lançada, ela desapareceu das prateleiras. Era para ser uma edição limitada , mas a procura foi tanta a Urban Decay resolveu transformá-la em item da linha regular. 




No começo, confesso que a Naked não me despertou grande interesse, mesmo sabendo da imensa qualidade das sombras UD. Parecia mais uma paleta repleta de cores neutras e parecidas, uma coisa “mais do mesmo”. Mas conforme ia lendo resenhas e mais resenhas, me deparando com belíssimos tutoriais, fui me convencendo de que havia algo de especial neste produto. E ao recebê-la, percebi que fiz umas das minhas melhores aquisições de make de todos os tempos. As sombras são esplendorosas e super pigmentadas, as cores, texturas e acabamentos são incríveis e versáteis. Assim que a peguei, me apaixonei perdidamente.

A parte externa da paleta é em veludo marrom, com as letras gravadas em dourado. É uma embalagem muito sofisticada. Um mini Primer Potion, objeto de desejo das viciadas em makes, acompanha a paleta.





O capricho com a apresentação do produto continua na parte interna da paleta. O acabamento em papelão bronze é ressaltado pelo dourado da palavra "Naked", que mais uma vez aparece estampada. As sombras foram dispostas lado a lado, com seus nomes gravados logo abaixo. Há ainda um espelho pequeno, mas muito digno.


No final de janeiro, quando a Urban Decay resolveu transformar a Naked em item permanente, substituiu o duplo lápis Glide On Pencil preto/marrom, por um pincel. A UD argumentou que a fabricação dos lápis era morosa, e que para atender à grande demanda, era preciso fazer a substituição. O pincel é de cerdas sintéticas, extremamente macio e muito bom para depositar sombra, mas não é nada extradordinário (eu até preferia o lápis). Mas com tanta sombra linda e mais um ótimo primer, não dá pra reclamar. 




Agora vamos às sombras. São 12 cores com acabamentos que vão do mate, passando pelas acetinadas, cintilantes e até as com brilho glitter. A maior parte dos tons é neutro, mas dois tons mais escuros (Creep e Gunmetal) possibilitam looks mais dramáticos. Todas, sem exceção, são únicas, com texturas incríveis, muito macias e fáceis de esfumar. Essas características concedem um resultado final  realmente diferenciado. 



*Com flash 

*Sem flash

Apliquei as sombras individualmente nas pálpebras, para que tenham uma idéia melhor de como elas funcionam. Não usei nenhum tipo de primer. (Peço que não reparem nas sobrancelhas em estado de calamidade e nem na aplicação muito mal feita, e concentrem-se apenas nas cores. )


Virgin: sombra iluminadora perolada. É perfeita para iluminar o canto interno do olho e o arco logo abaixo da sobrancelha.

Sin: um tom champagne rosadinho, é bem cintilante. Acho que fica muito bonita aplicada em toda a pálpebra móvel sozinha ou em composições. 


Naked: é um marrom claro mate. Na minha pele, realmente é nude. Sabe aquela sombra para fazer uma transição de cores logo acima do côncavo em um olho esfumado? Essa é perfeita pra isso. 

Sidecar: acreditem, a foto não capturou toda a beleza dessa sombra. E é uma cor bem difícil de explicar. Um bronze com toque rosado e partículas de glitter dourado, lindíssimo. Mas é preciso um certo cuidado na hora de aplicar essa sombra se você não quiser ficar com brilhos espalhados por todo o rosto. 


Buck: tom de marrom mate com fundo mais quente e mais escuro que a Naked. Excelente para definir o côncavo e fazer transições em smokeys mais dramáticos. 

Half Baked: dourado metálico muito lindo. A textura é muito macia e esfuma bem. 


Smog: um tom de bronze simplesmente lindo, com muito brilho, extremamente pigmentado. Está entre as minhas preferidas da paleta.

Darkhouse: um sombra acetinada com micro brilhos dourados, tem um tom de marrom bem escuro, perfeito para marcar o "V" externo e o côncavo. 


Toasted: essa sombra é tão, mas tão linda, que me arrisco a dizer que é minha preferida entre as preferidas. Difícil descrevê-la, mas se parece um bronze rosado, ou um rosa acobreado. Cintilante, macia, pigmentada, refinada. Incrível. 

Hustle: um marrom com fundo quente, que puxa até para um bordô. Ela tem um brilho acetinado muito suave. Também ótima para definir o canto externo. 


Creep: chumbo, praticamente preta, super pigmentada, com partículas de gliter prateado. Como podem perceber na foto, é uma sombra tão macia que cai bastante abaixo dos olhos. Então vale aquela dica de fazer a pele só depois dos olhos quando for usar os tons mais escuros da paleta. 

Gunmetal: Outra entre as preferidas, cuja foto não fez jus à beleza. É grafite com fundo azulado, metalizada e com micro brilhos prateados. Super diferente. Linda. 

Abaixo um look que fiz para o dia , sem primer, usando as sombras Virgin, Sin, Buck e Darkhorse. E durou o dia todinho, intacta, sem acumular nadinha. 



Essa paleta não é barata nem lá fora: custa US$48 e não é vendida no Brasil. Acho que esse é o único ponto negativo dela. A minha comprei com Silvia Spinassi, do Silvia Beauty Market . Já comprei com ela antes e posso dizer que é super atenciosa, séria e confiável. Recomendo.

Desde que minha paleta chegou na quinta-feira não tenho usado outra coisa. E é bem possível que vocês ainda vejam muitos looks e tutoriais com ela aqui no Anyway. É indispensável? Não. Mas se você aprecia boas sombras, olhos com efeitos elaborados e é apaixonada por maquiagens, vale cada centavo. 

Bjos


Look inspiração: Katie Holmes

Simples e elegante. Esse foi o look exibido por Katie Holmes em um jantar promovido pela revista Vanity Fair e pela grife Max Mara. Jantar este aliás, em homenagem à própria Kate, que ganhou em fevereiro o título de "Rosto do Futuro" da marca italiana.

O lindo terno azul marinho (Max Mara, obviamente), ganhou um ar moderno com as calça modelo pantalona e a jaqueta estruturada com botões duplos, usada sem nenhuma blusa por baixo. É bom lembrar que a grife italiana sempre investe em peças clássicas, com formas limpas e tons neutros. A jóia com pingente de cifrão deram um toque de feminino com ar "cool" ao look.


O make de Katie também era bem simples, com pele com ar bronzeado. Sombra marrom contornando suavemente os olhos e destaque para os cílios postiços. Em particular, me chamou atenção o batom marrom, que normalmente é uma cor que não me agrada muito, mas que nessa composição ficou extremamente elegante. Muito apropriado para o look o cabelo solto, com ondas bem arrumadas. 



Então fica aí um look muito elegante e que pode ser usado, copiado e abusado por nós simples mortais.

Bjos


Esmalte da vez: Arranha Céu da Colorama

Sei que esse esmalte já é notícia velha, mas como só agora estou me aventurando com cores diferentes ele é novidade pra mim.

Sinceramente não sou das mais ligadas em "moda" de esmaltes. Mas confesso que a onda de cinzas em vidrinhos tem me agradado bastante. É um tom sóbrio, bonito, invernal e com um ar requintado.

O Arranha Céu é um cinza chumbo lindíssimo. Ele é bem fino e é preciso um certo carinho para cobrir tudo com duas mãos. Super fácil de limpar, não é daqueles esmaltes escuros que mancham e dão o maior trabalho. Adorei o resultado dele nas mãos.


Mas nem tudo são flores... Esse esmalte durou apenas dois dias nas minhas mãos. Trabalho o dia todo no computador e é natural minhas unhas lascarem do quarto ou quinto dia. Mas o Arranha Céu começou a lascar no final do segundo dia. E esmalte dessa cor, lascou um pouquinho tem que tirar, pois fica horrível. Os esmaltes nacionais e sua durabilidade... Um tanto decepcionante!

Bom, mas amanhã vou de novo de cinza, num tom mais claro. Logo mostro pra vocês!

Bjos


Batom Mac Fleshpot

Eu sei que existem milhares de resenhas sobre este batom na blogosfera. Mas cada boca é uma boca, tem pigmentação diferente,  e além disso um batom interage de forma distinta em cada tom pele. Então acho que nunca é demais falar de um produto, não é mesmo?

O Fleshpot é um batom nude daqueles que apagam bem a boca. Ele faz parte da linha Pro da Mac e portanto é impossível comprá-lo no Brasil.  Na bala, parece pêssego, mas na realidade ele tem um fundo rosado.




Posso assegurar que o Fleshpot é tudo, menos democrático. Ele é perigoso e não fica bem em todas as mulheres. Acredito que as mais branquinhas se dêem melhor com esse tipo de batom que as morenas. Dependendo do tom de pele, pode parecer que você passou hipoglós na boca.

Particularmente, aprecio batons nudes com essa vibe “corretivo”. Gosto muito do Fleshpot, e uso frequentemente nas composições olho tudo-boca-nada. É o nude perfeito pra isso. O acabamento Satin concede uma excelente fixação com cobertura semi-opaca e com bastante cor.




 
Para quem não curte esse efeito de boca completamente apagada, uma dica é misturar com outras cores. Para deixá-lo mais rosadinho, costumo fazer um mix do Fleshpot e do Please Me, ambos aplicados com o dedo anelar em leves batidinhas.

Bjos 


Na passarela de Samuel Cirnansck: make rosa fetichista

O título não está errado, cara leitora. O estilista Samuel Cirnansck levou hoje para a passarela do São Paulo Fashion Week rendas, tafetás, mordaças, cordas e rosa. Num desfile polêmico, o estilista apresentou sua coleção o verão 2012 em uma atmosfera sado-masoquista. Quem estava por lá presenciou modelos vestidas de noiva amordaçadas e com os braços amarrados. E a maquiagem foi toda criada em tons de rosa! Sim, o rosa, tão delicado e feminino, ganhou uma pegada fetichista. E o resultado final foi bárbaro.

Celso Kamura criou duas makes para este desfile. O primeiro look é um delineado duplo bem geométrico, com sombra opaca rosa. Com pequenas adaptações, a composição tem tudo para ganhar as ruas.



A segunda maquiagem que apareceu na passarela de Samuel mescla sombra preta opaca e rosa com brilhos. O contorno e limites da pálpebra são bem marcados. O efeito final é uma make poderosa.



Está aí a prova de que é possível usar e abusar do rosa sem cair no lugar comum! Adorei!!!